Como limpar e cortar o abacaxi
- Energía Kcal 144
- Carboidratos g 34.2
- dos quais açúcares g 34.2
- Proteína g 1.7
- Fibra g 3.4
- Sódio mg 7
- Porção: 4
APRESENTAÇÃO
O abacaxi é uma fruta exótica originária da América Latina e se difundiu pelo mundo após a descoberta da América. Foi Cristóvão Colombo, de fato, quem provou pela primeira vez em 1493 depois que lhe foi oferecido na ilha de Guadalupe. Desde então, o consumo de abacaxi e o cultivo em estufas se difundiram no ocidente, tornando-se uma verdadeira moda nos banquetes reais, especialmente durante o século XVIII.
Acredite, existem mais de 100 variedades de abacaxi, embora sejam 4 os grupos principais: Cayenne, ao qual pertence o Cayenne Liso, a variedade mais difundida que apresenta um fruto grande e precioso, ideal para ser enlatado; Spanish, cujos frutos são caracterizados por uma casca alaranjada; Queen, que inclui frutos de pequenas dimensões e com uma polpa amarela de aroma intenso; e finalmente Abacaxi, os abacaxis mais difíceis de encontrar na Itália, cuja polpa é açucarada e a casca fina. Este grupo é cultivado quase exclusivamente para autoconsumo e é vendido nos mercados da América Latina. Hoje em dia, o abacaxi está disponível no mercado durante todo o ano, porque sua maturação pode ser controlada no campo através do uso de substâncias químicas. Em geral, o fruto é colhido quando ainda está bastante verde, para que chegue aos nossos mercados no grau certo de maturação. O abacaxi é conhecido principalmente por suas acentuadas propriedades digestivas, pois contém bromelina, mas também é rico em açúcares, sais minerais e vitaminas.
Na cozinha, pode ser utilizado em uma infinidade de preparações: para guarnição, enlatado, cristalizado, espremido e também combinado com pratos salgados. Descubra, então, como limpar e cortar seu abacaxi da melhor forma para preparar pratos deliciosos e suculentos, inspirando-se nas nossas receitas com abacaxi como, por exemplo, uma incomum e saborosa Geleia de abacaxi!
- INGREDIENTES
- Abacaxi 1
Como limpar e cortar o abacaxi
Existem truques para saber se o abacaxi está maduro ou não. O abacaxi maduro tem uma casca que apresenta várias tonalidades de laranja e que exala seu aroma característico. Pode-se considerar o abacaxi maduro quando as folhas de sua coroa se desprendem com facilidade. Se a casca entre os losangos externos for verde ou acinzentada, então o abacaxi estará verde, se, no entanto, ela se apresentar marrom, o fruto passou do ponto de maturação. Apesar das inúmeras variedades de abacaxi 1, todos são limpos da mesma maneira: primeiro, elimine a coroa torcendo e retirando com as mãos ou cortando com uma faca 2. Em seguida, também retire a base, fazendo um corte de cerca de 3-4 cm 3.
Proceda posicionando o abacaxi na vertical sobre uma tábua de corte. Então, segure firmemente uma extremidade com uma mão e corte lateralmente a casca com uma faca com a outra 4. Com esta operação, você já eliminará as partes duras e escuras da polpa 5. Finalmente, com a ponta de uma faca, um descascador ou com a ponta de um descascador de batatas, elimine os pedúnculos marrons restantes 6.
Agora vejamos como é possível cortar o abacaxi: uma vez completada a operação descrita, corte ao meio o abacaxi pelo lado do comprimento e forme 4 gomos 7. Pegue cada gomo individualmente e elimine a parte interna lenhosa 8. Em seguida, fatie cada gomo em rodelas da espessura que preferir, de acordo com a receita que irá preparar 9.
Você pode cortar o abacaxi também em fatias redondas: após ter limpado, eliminando a casca e os pedúnculos marrons, obtenha um extrator de miolo: insira-o no centro do abacaxi começando de uma extremidade 10, uma vez alcançada a metade do comprimento do fruto, extraia o extrator de miolo e repita a operação começando da extremidade oposta 11. Uma vez eliminada a parte central, você pode proceder cortando o fruto em fatias da espessura que preferir 12.
Existe também o corte em barquinho: corte o abacaxi ao meio sem descascar e mantendo a coroa. Divida então cada metade em outros 2 gomos até obter 4 13 e elimine de cada um a parte inferior sem coroa 14. Agora, com a ajuda de uma faca afiada, corte a seção lenhosa tendo o cuidado de mantê-la presa na extremidade com a coroa 15.
Com um corte transversal, proceda também para separar a polpa da casca 16. Depois, corte a polpa em rodelas, mantendo-as entre a parte lenhosa e a base formada pela casca 17. Neste ponto, mova ligeiramente as partes criando uma decoração em zigue-zague e utilizando, portanto, a casca como uma pequena bandeja 18.