Como fazer a cocção às cegas

/5

APRESENTAÇÃO

A cocção às cegas ou cocção em branco é utilizada para preparar bases perfeitas de tortas doces ou salgadas, que depois você pode rechear com um recheio que não necessita de cocção, ou poucos minutos, como por exemplo geleias, creme namelaka e cremes de confeiteiro. Comumente se cozinham às cegas a massa frola e a massa brisée, para realizar essa técnica de cocção é necessário ter leguminosas secas, como por exemplo feijões ou grão-de-bico, que são usados para distribuir uniformemente o calor do forno na base. Atenção, porém, porque os legumes usados não podem ser cozidos, mas apenas utilizados para outras cocções às cegas!

INGREDIENTES

Massa folhada para cobrir uma forma de 24 cm de diâmetro
Farinha tipo 00 250 g
Manteiga 125 g - frio
Açúcar de confeiteiro 100 g
Gemas 2
Sal fino 1 pitada
Massa brisée para cobrir uma forma de 24 cm de diâmetro
Manteiga 100 g - frio
Água 70 ml - gelada
Farinha tipo 00 200 g
Sal fino 1 pitada

Como fazer a cocção às cegas

Primeiramente estenda a massa frola (clique aqui para a receita) se precisar fazer uma preparação doce, ou a massa brisée (clique aqui para a receita) para as preparações salgadas, disponha o pedaço de massa frola sobre uma bancada levemente enfarinhada e estenda-a com o rolo de massa a uma espessura muito fina, cerca de 3-4 mm 1, então enrole-a ao redor do rolo de massa enfarinhado 2 e coloque-a sobre uma forma antiaderente 3, usamos uma forma de 24 cm para essa quantidade de massa frola.

Faça-a aderir bem à forma 4, para ajudar nesta operação você pode pegar um pedaço de massa, dar-lhe a forma de uma bola e cobri-la com filme plástico 5 e usá-la para fazer a massa aderir perfeitamente, bastará exercer uma leve pressão tanto nas bordas quanto no fundo 6.

Então, com o rolo de massa, faça pressão nas bordas superiores da forma para destacar o excesso de massa frola e eliminá-lo (7-8); você também pode cortar o excesso de massa frola com uma faquinha. Neste ponto, deixe a massa frola descansar na geladeira por 30 minutos, ou 15 minutos no freezer, para que a massa fique firme e mantenha melhor a forma.
Retire a forma da geladeira e com os dentes de um garfo fure o fundo da massa frola 9, mas tome cuidado para não ir muito fundo, caso contrário você furará o fundo e correrá o risco de o recheio sair.

Coloque a forma sobre o papel manteiga e com um lápis trace a circunferência da forma 10, então recorte 11 e coloque o círculo assim obtido dentro da forma 12

e acomode-o de forma a cobrir também as bordas 13. Em seguida, coloque as leguminosas secas dentro 14, e compacte-as bem dentro da forma 15: os feijões devem chegar até as bordas, de modo a distribuir bem o calor do forno por toda a superfície.

Então, asse a massa por cerca de 15-20 minutos em forno já aquecido a 200 graus 16. Desenforme e elimine as leguminosas e o papel manteiga 17, neste ponto as bordas estarão bem douradas, mas não o fundo 18, e asse novamente por 10-15 minutos na mesma temperatura para que a massa seque e fique dourada.

Retire a base do forno 19 e pincele-a com o ovo batido na base para isolar o recheio (20-21), asse-a em forno quente por alguns minutos para que o ovo forme uma camada isolante. Neste ponto, sua base está pronta para ser preenchida com creme de confeiteiro ou geleia!
Agora que a base está pronta, por que não experimentar esta deliciosa Torta de frutas, ou uma deliciosa Quiche Lorraine

Conservação

A base das tortas doces ou salgadas, uma vez cozida, pode ser conservada por no máximo dois dias antes de ser recheada, guarde-a sob uma cúpula de vidro em um local fresco e seco.

Conselho

As leguminosas usadas para a cocção às cegas não podem ser cozidas e comidas, mas podem ser conservadas e reutilizadas para outras cocções às cegas.
Se você não tiver leguminosas secas para usar, pode colocar sobre a massa estendida uma forma de diâmetro menor.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.