Como limpar a corvina

/5

APRESENTAÇÃO

A corvina é um peixe típico do Mar Mediterrâneo, embora também possa ser encontrado em outros mares, como o Mar Negro e o Oceano Atlântico. Seu corpo é caracterizado por uma forma alongada e uma coloração prateada com leves listras diagonais de cor amarelada e azulada. Na mandíbula, o distintivo da corvina: um pequeno bigode carnudo. A carne deste peixe é valiosa e magra, perfeita para preparações elegantes e requintadas. O sabor delicado da corvina se adapta bem a métodos de cozimento e temperos que não prejudiquem o sabor, como, por exemplo, ao vapor e no papelote, mas a delicadeza de sua carne a torna um peixe muito versátil em muitas outras receitas. Condição essencial para o sucesso do prato? Um peixe fresco! Certifique-se de que a córnea do olho esteja transparente e não opaca, que a pele tenha uma cor viva e que a carne esteja firme e compacta. Para cozinhar deliciosas preparações à base deste peixe regional, é fundamental começar pela sua limpeza. Munido de uma faca de lâmina afiada, tesouras, pinças e um raspador de escamas: vamos esclarecer todas as dúvidas sobre a limpeza e filetagem da corvina!

INGREDIENTES
Corvina 1

Como limpar a corvina

Para limpar e filetar a corvina, primeiro pegue a corvina e comece a descamar o peixe com o raspador de escamas adequado ou, alternativamente, com a lâmina de uma faca 1. Esfregue o raspador passando-o da cauda ao longo de todo o corpo do peixe até chegar à cabeça. Repita a operação até obter um peixe totalmente descamado. É aconselhável realizar esta operação sob água corrente abundante para facilitar o desprendimento das escamas do corpo e evitar sujar a superfície de trabalho. A operação de descamação deve ser realizada para todas as preparações de corvina, exceto quando grelhada ou em crosta de sal. Em seguida, coloque a corvina sobre uma tábua de corte e, com uma tesoura, faça um corte no ventre do animal ao longo de todo o comprimento 2. Você verá as vísceras no ventre: remova-as com as mãos 3.

Lave cuidadosamente o ventre do peixe para remover o sabor amargo 4. Em seguida, passe para a filetagem da corvina: com uma faca de lâmina afiada, faça um corte no dorso do peixe, na linha das nadadeiras dorsais 5. O corte deve ser profundo, até o espinhaço do peixe, para conseguir separar a carne da espinha central 6.

Em seguida, separe o filé da cabeça do animal 7, fazendo um corte preciso na altura das brânquias. Para esta operação, é preferível inclinar ligeiramente a faca 8. Proceda então do outro lado do peixe para obter a segunda metade do filé, separando a carne da espinha 9.

Com a ajuda de uma faca pequena, remova as nervuras avermelhadas localizadas na parte central de cada filé 10. Agora remova delicadamente as espinhas visíveis do ventre do peixe com uma faca 11, tomando cuidado para não romper a carne. Continue removendo as restantes espinhas com uma pinça apropriada 12. Seus filés de corvina estão prontos para serem usados.

Conservação

Você pode conservar os filés de corvina na geladeira por, no máximo, 1 dia, em um recipiente hermético.

É também possível congelar os filés de corvina: coloque os filés sobre papel manteiga e leve-os ao congelador por 1 hora. Uma vez endurecidos, transfira-os para um saco plástico próprio para alimentos e coloque-os novamente no congelador.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.