Creme ganache

/5

APRESENTAÇÃO

Dizem que às vezes um erro pode dar origem a algo bom, mas no caso da receita de hoje, trata-se de algo até mesmo maravilhoso! Conta-se que um aprendiz de confeiteiro parisiense derramou por engano leite fervente sobre barras de chocolate. O chefe confeiteiro o repreendeu e até o chamou de imbecil, em francês ganache. Assim, o aprendiz, para remediar o erro, começou rapidamente a misturar todos os ingredientes, dando origem a esta preparação, agora difundida em todo o mundo. Para combinar este delicioso erro, são necessários apenas creme de leite, chocolate e manteiga... em poucos minutos estará pronto um delicioso creme ganache, que basicamente é uma emulsão de chocolate e gorduras. Um creme extremamente versátil, perfeito para saborear à colher ou para fazer o recheio de carolinas, talvez como no caso dos deliciosos profiteroles de chocolate, ou para rechear outros doces, como esta torta de avelãs! Mas não para por aqui, a creme ganache também pode ser batida com batedores elétricos e usada para fazer deliciosos bombons e lindas decorações! Prepare também este creme ganache e personalize-o de acordo com seu gosto, use a quantidade certa de creme de leite para obter a consistência desejada e o chocolate de sua preferência: amargo, leite, branco ou até mesmo o chocolate ruby, espetacular também em uma torta!

Se você ama cremes suaves e aveludados, experimente também nossa namelaka ou o creme de confeiteiro de chocolate!

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 700 gr de ganache
Chocolate amargo 55% 400 g -
Creme de leite fresco líquido 250 g
Manteiga 70 g - macio

Preparo

Para preparar o creme ganache, a primeira coisa é despejar o creme de leite em uma panela 1 e aquecê-lo até quase ferver. Enquanto isso, pique finamente o chocolate 2 e coloque-o dentro de uma tigela 3.

Quando o creme de leite estiver quente, deverá ser despejado em 3 vezes sobre o chocolate. Então, proceda despejando cerca de 1/3 dentro da tigela com o chocolate 4 e comece a misturar; enquanto isso, mantenha o creme de leite aquecido, colocando-o de volta no fogo bem baixo. Depois de incorporar a primeira parte do creme de leite, adicione a metade do restante 5, misture (sempre mantendo o creme de leite aquecido) e, uma vez totalmente incorporado, adicione a última parte 6. Misture vigorosamente até obter uma consistência lisa.

Neste ponto, adicione também a manteiga macia cortada em cubos, um pouco de cada vez, pois também deve ser incorporada aos poucos 7 e, sempre com a espátula, continue misturando até que derreta completamente. Sua ganache de chocolate amargo está agora pronta, mas se preferir, você pode misturá-la com um mixer por alguns segundos 8, tomando cuidado para não incorporar ar. Desta forma, você obterá uma textura mais lisa e poderá usá-la da forma que preferir 9!

Conservação

O creme ganache pode ser conservado por um dia fora da geladeira, ou na geladeira bem coberto por 2-3 dias.

Conselho

Se usar um chocolate com uma porcentagem de cacau mais alta, será necessário adicionar uma quantidade maior de creme de leite.

Com essas doses, você obterá uma ganache básica, perfeita para usar como recheio de uma torta ou de um bolo, como aquele em formato de coração, por exemplo. Dependendo do uso que fará, deverá ajustar a quantidade de creme de leite a ser usada: para fazer uma ganache de cobertura, por exemplo, você deverá usar uma quantidade maior de creme de leite, enquanto, para obter um creminho, você deverá reduzi-la.

Se desejar uma ganache batida, deverá batê-la com batedores elétricos até o completo resfriamento: basta colocar a tigela em outra maior onde já tenha colocado água e gelo. Veja o procedimento na receita do tronco de Natal!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.