Crepe de espelta com caponata

/5

APRESENTAÇÃO

Se é verdade que somos o que comemos, consumir alimentos saudáveis e seguir uma dieta equilibrada ajuda a viver melhor e protege contra doenças, como os tumores. Hoje propomos uma receita preparada com produtos biológicos certificados e ricos em fibras e com poucos gorduras, além de serem combinados juntos para criar um prato realmente único: as crepes de espelta com caponata. Também este ano nós do GialloZafferano estamos ao lado da Susan G.Komen Italia, a associação comprometida na luta contra o câncer de mama. O prato de hoje é o exemplo de uma combinação alimentar perfeita, começando pela massa das crepes, preparadas com a farinha integral de espelta, um alimento rico em fibras importante para proteger o intestino e a farinha 0, pouco refinada, portanto com um baixo índice glicêmico. Para o recheio, escolhemos um buquê de ingredientes para realizar uma caponata: as alcachofras, com suas propriedades depurativas e diuréticas, ajudam a eliminar impurezas e gorduras; a uva passa é um ingrediente precioso porque adoça levemente e é capaz de reduzir a sensação de fome, enquanto os pinhões são ricos em vitamina E e têm um forte poder antioxidante. Para os condimentos desta receita também escolhemos um aliado da alimentação saudável, o azeite extra virgem que contém ácido oleico importante para combater o câncer de mama e é rico em vitaminas. Sirva as crepes de espelta com caponata quentes e crocantes e prepare algumas a mais...vão desaparecer rapidamente!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 crepes
Farinha de espelta integral 90 g
Farinha tipo 0 55 g
Água 250 ml
Sal fino 1 pitada
Sementes de gergelim quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para a caponata
Alcachofras 4
Azeitonas verdes 100 g - sem caroço
Uvas passas 50 g
Pinhões 30 g
Alcaparras em sal 15 g
Aipo 4 talos
Cebolas brancas 1
Alho 1 dente
Vinagre de maçã 50 ml
Malte de arroz 1 colherinha
Hortelã quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Para a água acidulada
Água quanto baste
Suco de limão ½

Preparo

Para preparar as crepes de espelta com caponata, comece pela massa das crepes: em uma tigela coloque a farinha 0 e a farinha integral de espelta peneiradas 1. Adicione também a água em temperatura ambiente 2 e misture tudo com um batedor. Cubra a mistura com filme plástico 3 e deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.

Enquanto isso, prepare a caponata. Em uma tigela coloque a água fria e meio limão 4: servirá para deixar as alcachofras de molho para que não escureçam antes de serem usadas. Limpe as alcachofras (você pode usar luvas para evitar que as mãos escureçam); veja o guia da Escola de Cozinha: como limpar alcachofras. Corte a parte mais pontuda e retire as folhas 5 até chegar às folhas mais tenras. Depois limpe o caule removendo a parte mais fibrosa e corte ao meio 6.

Elimine a penugem interna 7 e corte em fatias finas 8, depois coloque na tigela com a água acidulada 9.

Enquanto isso, coloque a uva passa de molho na água 10, pique a hortelã fresca 11 e reserve. Dessalgue as alcaparras e corte em rodelas as azeitonas verdes sem caroço. Depois limpe a cebola e corte em fatias finas 12, depois pique finamente.

Em seguida, elimine a parte externa fibrosa do aipo com um descascador de legumes 13 e corte em julienne 14. Escalde o aipo por alguns instantes em água fervente para amaciar 15.

Enquanto isso, em uma frigideira aqueça um fio de azeite e frite um dente de alho descascado inteiro (que você retirará no final do cozimento) e a cebola picada 16; quando esta estiver murcha, adicione o aipo 17 e as alcachofras escorridas da água acidulada 18. Deixe cozinhar em fogo alto por 5 minutos.

Em seguida, adicione o malte de arroz 19; depois, regue com o vinagre de maçã 20 e quando evaporar, adicione a uva passa bem escorrida e espremida 21,

as alcaparras dessalgadas 22, a hortelã picada 23 e as azeitonas verdes sem caroço cortadas em rodelas e os pinhões 24. Ajuste o sal e a pimenta a gosto; deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.

Enquanto isso, pegue a massa das crepes; aqueça uma frigideira específica para crepes e unte levemente (uma frigideira antiaderente de cerca de 24 cm de diâmetro também servirá). Quando estiver bem quente, despeje uma concha de massa 25 e espalhe por toda a superfície 26 ajudando-se com uma espátula ou as costas de uma colher. Cozinhe por cerca de um minuto e antes de virar a crepe, adicione sementes de gergelim branco 27.

Cozinhe a crepe também do outro lado, depois repita a mesma operação até terminar a massa. Agora que as crepes 28 e o recheio estão prontos, você pode recheá-las: distribua sobre metade da superfície a caponata de legumes 29 e feche as crepes em meia-lua 30 para servir!

Conservação

Você pode conservar as crepes de espelta com caponata na geladeira em um recipiente hermético ou cobertas com filme plástico.
Você pode conservar a massa crua das crepes por no máximo 1 dia na geladeira coberta com filme plástico ou em um recipiente hermético.
Os legumes se conservam na geladeira cobertos com filme plástico por 1-2 dias.

Dica

Para realizar esta receita, escolha cebolas de primavera: são mais doces e agradáveis em comparação às de inverno e realçarão melhor o sabor da alcachofra!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.