Basmati com caponata de legumes

/5

APRESENTAÇÃO

A Caponata é uma das receitas mais representativas da culinária siciliana, um acompanhamento com um sabor único do qual existem muitas variações! Nós propomos uma versão original, para servir como prato principal: o basmati com caponata de legumes. A mistura agridoce de berinjelas, pimentões, aipo, cebola, tomatinhos e pinholes combina perfeitamente com a nota aromática do arroz basmati e é ótimo para saborear morno ou à temperatura ambiente. Um prato ideal para a estação quente, portanto, que pode ser preparado com antecedência para um almoço ao ar livre ou no escritório. Deixe-se inspirar também pelos sabores da tradição para experimentar novas receitas saborosas como o basmati com caponata de legumes!

Experimente também a caponata de legumes e a Caponata de peixe-espada, duas variações saborosas da receita tradicional!

INGREDIENTES

Arroz basmati 320 g
Berinjelas 1,3 kg
Pimentões 650 g - amarelos e vermelhos
Tomates datterini 300 g
Cebolas roxas 250 g
Aipo 200 g
Azeitonas verdes 150 g
Pinhões 80 g
Alcaparras em sal 70 g
Uva passa 60 g
anchovas em óleo 6 filés - picantes
Extrato de tomate 2 colheres
Vinagre de vinho branco 25 g
Açúcar 20 g
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para fritar as berinjelas
Óleo de girassol quanto baste

Preparação

Para preparar o basmati com caponata de legumes, primeiro prepare os legumes: limpe as cebolas roxas e corte-as em julienne 1, depois corte as berinjelas em fatias de 2 cm de espessura 2 e reduza-as a cubos 3.

Descasque os pimentões com um descascador de legumes 4, depois remova as sementes e os filamentos internos 5. Corte os pimentões primeiro em tiras e depois em pedaços de cerca de 1,5 cm 6.

Descasque também os talos de aipo 7 e corte-os em cubos 8. Por fim, corte os tomatinhos ao meio 9.

Aqueça o óleo de sementes a uma temperatura de 180° e frite algumas berinjelas de cada vez por cerca de 3-4 minutos 10. Escorra as berinjelas em papel toalha 11 e reserve. Coloque os pinholes em uma panela já quente e toste-os em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente. Quando estiverem dourados, desligue o fogo e reserve 12.

Passe para a preparação da caponata: aqueça uma boa quantidade de óleo em uma panela grande, depois adicione as cebolas 13 e cozinhe em fogo médio por 3 minutos. Adicione os pimentões 14 e o aipo 15 e refogue por 5 minutos.

Nesse ponto, adicione os tomatinhos 16 e o extrato de tomate 17 e continue cozinhando por mais 5 minutos, depois adicione o vinagre 18.

Tempere também com o açúcar 19 e o sal 20. Deixe o vinagre evaporar, depois adicione as berinjelas 21 e continue cozinhando por mais 10 minutos.

Pouco antes de terminar o cozimento, adicione as azeitonas picadas 22, as alcaparras dessalinizadas 23 e os pinholes tostados 24.

Adicione também as passas, que você terá previamente embebido 25. Uma vez terminado o cozimento, perfuma com manjericão, rasgando as folhas com as mãos 26 e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, coloque o arroz basmati em água fervente salgada 27 e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem.

Escorra o arroz e transfira-o para uma tigela grande, depois deixe esfriar um pouco 28. Enquanto isso, pique os filés de anchova 29 e adicione-os à caponata já morna 30.

Misture a caponata com o arroz morno 31 e mexa bem 32. Sirva o seu basmati com caponata de legumes decorado com folhas de manjericão fresco 33!

Conservação

O basmati com caponata de legumes pode ser conservado na geladeira por no máximo 2 dias, em um recipiente hermético.

Conselho

Você pode embebedar as passas no vinho marsala e adicioná-las na panela junto com o vinagre, para que a parte alcoólica evapore.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.