Crescentine ou tigelle

- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Makes: 22 peças
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de fermentação da massa (3 h + 20 min.)
APRESENTAÇÃO
As crescentine (de "massa que cresce"), comumente conhecidas como tigelle, são pãezinhos típicos de Módena preparados com uma massa à base de farinha, banha, fermento e água. Antigamente, as crescentine eram cozidas em discos especiais de terracota ou pedra refratária chamados "tigelle", daí o termo pelo qual este típico pão emiliano é atualmente chamado. Daqui também vem o nome da panela especial usada hoje para cozinhá-los, a tigelliera, uma espécie de molde para aquecer diretamente no fogão que imprime na superfície das tigelle o clássico desenho de flor, uma rosa celta para ser preciso. Uma vez prontas e bem douradas, as crescentine podem ser recheadas com a típica cunza de Módena, uma mistura de banha, alecrim e alho, ou podem ser servidas com vegetais, frios e queijos a gosto, como por exemplo presunto cru e crescenza. A escolha é sua!
Não perca também estas especialidades da Emília-Romanha:
- Gnocco frito
- Crescione
- Crescente bolonhesa
- INGREDIENTES
- Para cerca de 22 crescentine
- Farinha tipo 00 500 g
- Farinha tipo 0 250 g
- Leite inteiro 300 g
- Água 150 g
- Banha 50 g
- Azeite virgem extra 50 g
- Fermento biológico fresco 10 g
- Sal fino 20 g
Preparo

Para preparar as crescentine (ou tigelle) coloque a farinha 0 1 e a farinha 00 na tigela da batedeira 2, depois adicione o fermento fresco 3.

Adicione o leite 4 e a banha 5, depois ligue a batedeira com gancho em baixa velocidade 6.

Uma vez que os primeiros ingredientes estiverem incorporados, aumente ligeiramente a velocidade da batedeira e adicione a água aos poucos 7. Neste ponto, adicione também o sal 8 e continue a adicionar a água em fio 9, certificando-se de que ela se incorpore bem na massa.

Após cerca de 10 minutos, a massa estará uniforme, então você pode adicionar também o óleo em fio 10. Deixe a batedeira trabalhar por mais 5 minutos. Se ainda estiver pegajosa, pare a máquina e deixe a massa descansar coberta por 5 minutos. Quando a massa estiver lisa e com uma boa elasticidade 11, deixe-a crescer em temperatura ambiente por 3 horas ou até dobrar de volume em uma tigela coberta com filme plástico 12.

Após o tempo de fermentação, polvilhe levemente tanto a superfície de trabalho 13 quanto a massa 14 e comece a estendê-la com a ajuda de um rolo 15. Se ela voltar muito ao ser estendida, aguarde alguns minutos para permitir que a massa relaxe.

Uma vez obtida uma espessura de meio centímetro 16, corte discos com a ajuda de um cortador de massas com 9 cm de diâmetro 17. Coloque as tigelle em uma bandeja e deixe-as descansar por 20 minutos sobre papel manteiga cobertas com filme plástico. As sobras de massa podem ser amassadas brevemente para fazer mais tigelle 18.

Está pronto para cozinhar: aqueça a sua tigelliera, coloque os discos nos compartimentos e cozinhe por 5 minutos de cada lado 19. Quando as tigelle estiverem douradas e apresentarem o típico desenho de flor 20, transfira-as para uma bandeja forrada com um pano 21 e cubra-as com o mesmo: assim, elas permanecerão macias por dentro e crocantes por fora. Suas tigelle estão prontas, agora é só saboreá-las sozinhas ou recheadas!