Espaguete com almôndegas vegetarianas

/5

APRESENTAÇÃO

Será pela famosa sequência de A Dama e o Vagabundo, em que Vagabundo empurra com o focinho a última almôndega em direção à sua Dama com olhos brilhantes de amor disneyano; ou talvez por aquele fascínio todo ítalo-americano, que nos lembra das picarescas peripécias dos nossos compatriotas emigrados para o Novo Mundo em busca de fortuna há muitos e muitos anos; ou até mesmo porque os 3 chefs mais famosos da TV dedicaram-lhe um desafio, consagrando-o como um prato gourmet do híbrido irreverente que era... mas o que é certo é que, se falamos de espaguete com almôndegas (ou spaghetti meatballs, como dizem os americanos), ficamos logo com água na boca. E se lhe disséssemos que preparamos uma versão vegetariana? Se há um prato que soube brincar com a tradição culinária italiana, e mesmo assim entrou de direito no firmamento dos grandes clássicos da cozinha internacional, é exatamente este! Nós aceitamos o desafio, graças à falta de um regulamento e à absoluta prioridade da prática sobre a teoria, como prega a escola de pensamento made in U.S.A., e o resultado são estes fantásticos espaguetes com almôndegas vegetarianas: um prato principal à base de molho de tomate, manjericão, irresistíveis espaguetes e deliciosas almôndegas de lentilhas, que enganam a vista e surpreendem o paladar. Se você é vegetariano convicto, onívoro curioso ou simplesmente um reciclador de sobras, esta receita vai te conquistar. E vai te dar vontade de pôr a mesa com uma toalha xadrez vermelha e branca, deixar o bigode crescer, tocar o bandolim...

INGREDIENTES

Ingredientes para o espaguete
Espaguete 320 g
Passata de tomate 500 g
Alho 1 dente
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para 45 almôndegas de 15 g cada
Lentilhas secas 150 g
Alga Kombu 5 g
Ovos 56 g - (cerca de 1)
Batatas 300 g
Salsa quanto baste
Alho 1 dente
Grana Padano DOP 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 20 g

Preparação

Para preparar o espaguete com almôndegas vegetarianas, comece lavando as lentilhas em água fria 1 (não será necessário deixá-las de molho, mas se preferir, você pode deixá-las de molho por cerca de 2 horas: isso favorecerá uma leve redução do tempo de cozimento) e cozinhe-as pelo tempo indicado na embalagem, em água não salgada com um quadradinho de alga kombu 2. No final do cozimento, quando estiverem macias, ajuste o sal e retire a alga 3.

Em seguida, deixe as lentilhas escorrerem em uma peneira sobre uma bacia, para que percam todo o excesso de água 4. Enquanto isso, cozinhe as batatas inteiras por cerca de 25-30 minutos (o tempo de cozimento depende do tamanho das batatas utilizadas) 5. Deixe-as amornar apenas o tempo necessário para poder descascá-las, depois, ainda quentes, amasse-as com um espremedor de batatas 6 e reserve.

Quando as lentilhas estiverem bem escorridas e resfriadas, coloque-as no processador 7 e adicione a salsinha e o alho descascado 8. Ligue as lâminas e triture tudo até obter um purê fino 9.

Transfira para uma tigela e adicione as batatas 10, o ovo 11 e o queijo Grana Padano ralado 12.

Então ajuste o sal e a pimenta 13 e misture bem: você deve obter uma consistência pastosa e firme 14, fácil de trabalhar. É hora de formar as almôndegas: umedeça as mãos e forme bolinhas com cerca de 15 g de massa cada. À medida que estiverem prontas, disponha as almôndegas em uma bandeja forrada com papel manteiga 15.

Enquanto isso, prepare o molho de tomate. Refogue brevemente o alho e o óleo em uma panela alta 16, depois adicione o purê de tomate 17 e cozinhe por cerca de 30 minutos, mexendo frequentemente com uma colher de pau para não grudar. Quase no final do cozimento, retire o alho 18,

aromatize com o manjericão 19 e ajuste o sal e a pimenta 20. Coloque no fogo uma panela com bastante água salgada, e quando ferver adicione o macarrão 21.

Enquanto os espaguetes cozinham, em uma frigideira grande aqueça um fio de óleo, e quando estiver bem quente coloque as almôndegas 22 e deixe dourar por 2-3 minutos, sacudindo a panela para dourar de todos os lados. Despeje sobre as almôndegas o molho de tomate 23 e deixe ganhar sabor por um minuto. Retire então cerca de 1/3 das almôndegas da panela, e reserve para usar no momento de servir 24.

Escorra os espaguetes (reservando um pouco da água do cozimento) e despeje-os diretamente na panela com o molho 25, adicione se necessário um pouco da água do cozimento da massa 26 e salte brevemente para misturar os sabores. Sirva seus espaguetes, adicionando em cada prato algumas folhas de manjericão fresco e algumas almôndegas reservadas 27. Aproveite seus espaguetes com almôndegas vegetarianas quentes!

Conservação

Você pode conservar as almôndegas tanto cozidas quanto cruas na geladeira, cobertas, por 1-2 dias. Elas também podem ser congeladas por cerca de 1 mês. O molho também se conserva na geladeira, coberto, por até 2 dias. Uma vez que os ingredientes estão juntos e salteados com os espaguetes, recomenda-se o consumo imediato.

Sugestão

Se preferir omitir as batatas, você pode usar no lugar pão amanhecido cortado em cubinhos, mas a massa precisará de um pouco mais de descanso antes que você possa formar suas almôndegas vegetarianas.

Como alternativa às almôndegas de lentilhas, você pode tentar fazer nossas deliciosas almôndegas de berinjela com molho!

Nota

Se você segue uma dieta vegetariana que, além do consumo de carne e peixe, exclui queijos obtidos com coalho animal, pode substituir o ingrediente por um queijo similar feito com coalho vegetal.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.