Fava dos mortos

- Energía Kcal 200
- Carboidratos g 17.6
- dos quais açúcares g 10.8
- Proteína g 5.6
- Gorduras g 11.7
- das quais gorduras saturadas g 1.34
- Fibra g 3
- Colesterol mg 44
- Sódio mg 7
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Rende: pedaços
- Custo: Baixo
- Notas Doses para cerca de 50 biscoitinhos de 1 cm
APRESENTAÇÃO
As favas dos mortos são pequenos e macios biscoitinhos típicos de várias regiões italianas, onde são preparados por ocasião das festividades de Todos os Santos: entre o dia 1 e 2 de novembro, a lenda diz que os mortos vêm visitar o mundo dos vivos, que para alegrá-los preparam esses docinhos, daí o nome.
Existem inúmeras receitas de favas dos mortos, mas o ingrediente principal é sempre a amêndoa: a versão que propomos é feita com amêndoas e pinhões finamente triturados, que são misturados com açúcar, ovos e farinha e aromatizados com canela, casca de limão e uma colher de sopa de grappa.
Assim como as receitas, há também muitas formas que esses biscoitos podem ter. Nós preferimos uma versão pequena e arredondada.
As favas dos mortos são biscoitos da tradição, simples, mas com um sabor único, ideais também para enriquecer um buffet temático de Halloween!
- INGREDIENTES
- Amêndoas peladas 300 g
- Pinhões 50 g
- Farinha tipo 00 150 g
- Açúcar de confeiteiro 150 g
- Casca de limão 1
- Canela em pó 5 g
- Ovos 1
- Gemas 2
- Grappa 15 ml
Preparação

Para preparar as favas dos mortos, comece triturando muito finamente no processador primeiro as amêndoas 1 (cuidado para não aquecê-las demais, caso contrário, liberarão óleo) e depois os pinhões 2. Em uma tigela, bata o ovo e as gemas com a grappa 3.

Em uma bancada enfarinhada, coloque a farinha 4, as amêndoas trituradas 4 e peneire o açúcar de confeiteiro 5. Junte também os pinhões reduzidos a farinha 6 e misture os ingredientes secos com as mãos, formando uma fonte no centro.

Por último, adicione a casca ralada de um limão não tratado 7 e a canela 8. Uma vez esgotados todos os ingredientes, despeje no centro da fonte os ovos batidos com a grappa 9 e

comece a amassar com as mãos 10 até obter uma massa compacta e modelável 11. Corte um pedaço de massa de cada vez e faça um rolinho com diâmetro de 1 cm, depois divida em pedaços também com 1 cm de largura 12.

Modele os pedaços com as mãos dando-lhes uma forma redonda 13 e continue assim até esgotar a massa. Coloque as bolinhas obtidas em uma assadeira forrada com papel manteiga 14 e asse a 180° por 15 minutos: elas devem ficar levemente douradas na superfície, mas não muito coloridas 15. Retire os biscoitinhos do forno e deixe esfriar: agora é só servir suas favas dos mortos aos seus convidados, até mesmo àqueles que não consegue ver!