Filé de porco em crosta

/5

APRESENTAÇÃO

Refinado, suculento e com um visual atraente, o que mais se pode pedir deste filé de porco em crosta? Um segundo prato de carne que se inspira no clássico filé Wellington e que tem outras variações saborosas, como o coração de alcatra em crosta com bacon e cogumelos porcini. Este filé de porco é o prato ideal para ocasiões especiais, seja um aniversário ou uma celebração, quando mimar o paladar dos convidados (e o seu) é uma obrigação necessária. A crosta crocante e apetitosa que envolve o tenro filé é um envoltório bonito de se ver e delicioso de comer, o toque certo e caprichoso para se permitir de vez em quando. Escolher um prato mais elaborado e de longa preparação é uma maneira antiga de dedicar tempo aos entes queridos, começando com a confecção na cozinha de pratos mais requintados como este. Uma vez levado à mesa, o filé de porco em crosta será recebido com aplausos e elogios para o chef, uma satisfação à qual não se pode renunciar!

Experimente também outras variações saborosas:

  • Filé de porco com molho de vinho
  • Filé em crosta
  • Filé de boi em crosta
  • Filé de porco envolto em agretti

 

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa brisée
Farinha tipo 00 200 g
Manteiga 100 g - frio
Água 50 g - fria
Sal fino quanto baste
para o filé
Filé de porco 540 g
Bacon doce 60 g - esticada
Mostarda de Dijon 30 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alecrim 2 raminhos
Alho 1 dente
para pincelar
Ovos 1

Preparação

Para preparar o filé de porco em crosta, primeiro prepare a massa brisé: coloque no processador a farinha, a manteiga em pedaços fria da geladeira, uma pitada de sal 1 e processe tudo até obter uma mistura com consistência de farinha 2. Transfira a mistura para uma bancada e forme a clássica fonte, amasse rapidamente adicionando aos poucos a água fria 3.

Amasse rapidamente 4, mas evite aquecer demais a massa, e trabalhe-a até que fique compacta e firme 5. Uma vez pronta, envolva a massa brisé em um filme plástico e deixe-a descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Agora pegue o filé de porco, corte eventuais partes gordurosas e dobre as extremidades mais finas 6.

Amarre o filé com barbante 7, para mais detalhes sobre este procedimento você pode consultar nosso guia como amarrar o assado. Salgue 8 e apimente o filé, então aqueça o azeite em uma frigideira com o dente de alho descascado e o alecrim, e coloque o filé na frigideira bem quente 9.

Doure bem todos os lados para selar melhor a carne, tomando cuidado para não perfurar a superfície, o que causaria a fuga de líquidos 10. Uma vez que o filé de porco esteja bem dourado, coloque-o em um prato 11 e deixe-o esfriar. Agora, recupere sua massa brisé, enfarinhe-a levemente 12.

e estenda-a sobre uma bancada até obter uma folha com espessura de cerca de 3-4 mm 13. Coloque as fatias de pancetta sobre a folha, sobrepondo-as levemente 14. Corte o barbante que envolve o filé 15.

pincele a mostarda sobre a superfície para temperá-lo 16 e coloque-o no centro da folha 17. Levante as fatias de pancetta para cobrir completamente o filé 18.

Neste ponto, dobre também a folha para envolver todo o filé 19 e sele as extremidades pressionando a massa com os dedos 20. Comece a pré-aquecer o forno em modo estático a 180°, depois coloque o filé em uma assadeira forrada com papel manteiga, pincele a superfície com o ovo batido 21.

e faça cortes decorativos oblíquos com uma faca 22. Asse o filé de porco em crosta a 180° por 30 minutos, depois continue assando com função grill por 5 minutos ou até que a crosta comece a dourar. Quando estiver pronto, tire a carne do forno 23 e sirva-a fatiada acompanhada de mostarda 24.

Conservação

O filé de porco em crosta deve ser consumido imediatamente, caso contrário a carne ficará seca. Não é recomendada a congelação.

Sugestão

Você pode substituir a massa brisé por massa folhada e a pancetta por fatias de speck.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.