Geleia de figo-da-índia

/5

APRESENTAÇÃO

Não se deixe enganar pela aparência não muito convidativa devido a todos aqueles pequenos espinhos, o figo-da-índia é uma fruta muito boa para se comer: tem um sabor delicioso, adocicado e ligeiramente aromático.
Pode-se preparar uma ótima compota de figo-da-índia, seu sabor é muito doce e tem uma cor vermelha rubi. A compota de figo-da-índia é muito boa para passar no pão no café da manhã ou para decorar sobremesas e tortas.

INGREDIENTES
Açúcar 500 g
Figos - de Índia 1 kg de polpa
Água 1 copo
Limões - o suco de um

Preparação

Para preparar a compota de figo-da-índia, comece pela sanitização dos potes, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde listadas no final da receita. Depois de realizar essa operação, passe para os figos-da-índia: primeiro, utilize um par de luvas de látex. A maneira mais fácil de remover a casca grossa é cortar as duas extremidades e fazer incisões com uma faca bem afiada ao longo de todo o figo-da-índia; então, usando a lâmina da faca, puxe a casca em sua direção 1. Corte a polpa dos figos-da-índia em cubos bem pequenos 2 e coloque-os em uma panela 3.

Coloque a panela no fogo, adicione o copo de água à polpa dos figos-da-índia 4. Deixe ferver até que os cubos de figo se desfaçam 5, depois retire a panela do fogo e passe a polpa por uma peneira para eliminar as sementes 6.

Coloque novamente a polpa peneirada na panela e reacenda o fogo; enquanto isso, esprema um limão 7. Adicione o açúcar à polpa 8 e quando a mistura voltar a ferver, adicione o suco de limão 9. Deixe ferver por mais 40 minutos; então, quando a mistura estiver bem espessa, desligue o fogo e transfira a compota de figo-da-índia quente para os potes previamente sanitizados, deixando 1 centímetro de espaço da borda. Aperte bem as tampas (mas sem apertar excessivamente) e deixe esfriar. Com o calor da compota, será criado o vácuo, o que permitirá conservar o produto por muito tempo. Depois que os potes esfriarem, verifique se o vácuo foi criado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi criado. Sua compota de figo-da-índia está pronta para ser saboreada!

Conservação

A compota de figo-da-índia se conserva por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido criado corretamente e os potes sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se aguardar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a compota. Depois de aberto, cada pote deve ser conservado na geladeira e consumido em até 3-4 dias.

Conselho

Antes de descascar os figos-da-índia, é melhor passá-los sob água fria para neutralizar os espinhos finos que cobrem toda a casca.
Para saber se sua compota está pronta, existe um método muito simples: mergulhe uma colher no composto e despeje uma gota em uma superfície plana; se ao inclinar a superfície, o composto não escorrer, então a compota pode ser transferida para os potes.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as orientações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre lembrar que nunca se poderá alcançar o mesmo nível de segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas profissionalmente. Para uma correta preparação de conservas caseiras, remete-se às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.