Linguine com fasolari

/5

APRESENTAÇÃO

As linguine com fasolari são um prato principal de marisco saboroso e refinado, à base de deliciosos moluscos que são pescados principalmente na região do alto Adriático. Então, se por acaso você estiver de férias por lá, não pode deixar de experimentá-los! Você pode se aventurar na preparação deste prato se quiser tentar uma alternativa aos clássicos Espaguete com vôngole, com os quais compete pela primazia no sabor. Para preparar este prato, as linguine (também chamadas de bavette) com fasolari são enriquecidas com um molho preparado com os moluscos descascados e picados, cozidos na própria água junto com alho e bastante salsinha. O segredo para tornar este prato realmente delicioso está na preparação dos fasolari, que antes de serem utilizados na receita devem ser batidos com um martelo de cozinha para amaciar a carne dos moluscos. Estes bavette, saborosos e perfumados, lhe darão a satisfação de levar à mesa um prato refinado e de sabor intenso, para verdadeiros conhecedores e amantes da boa cozinha!

INGREDIENTES
Linguine 400 g
Berbigões 3 kg
Salsa 10 g - para picar
Alho 1 dente
Sal fino 1 pitada
Pimenta branca 3 g
Farinha tipo 00 10 g
Azeite virgem extra 50 g

Preparação

Para preparar as linguine com fasolari, comece abrindo os moluscos crus 1, segurando-os pela parte mais curta da concha e cortando os dois músculos laterais internos. Recolha a água deles durante a abertura, retire os fasolari das conchas 2, enxágue-os se necessário para remover resíduos de areia e bata-os com um martelo de carne 3.

Com uma faca, pique grosseiramente os moluscos 4, coe a água recolhida dos fasolari com uma peneira 5 e coloque os fasolari e a água coada separadamente em duas tigelas.

Comece a preparar o molho: em uma frigideira, frite o alho descascado inteiro com algumas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem por poucos minutos 7, em seguida, retire o alho e adicione a água dos fasolari 8, a farinha peneirada que servirá para tornar o molho mais cremoso 9 e adicione pimenta a gosto para temperar.

Em uma panela grande, cozinhe as bavette em bastante água salgada 10; quando a massa estiver cozida pela metade, adicione os fasolari à base de molho que você estava preparando 11 e misture tudo 12.

Aromatize novamente com um pouco de pimenta e lembre-se que os fasolari devem ser cozidos por apenas alguns minutos para que a carne permaneça macia. 13. Lave, depois pique a salsinha 14 e adicione ao molho 15.

Escorra a massa al dente e salteie junto com o molho de fasolari para dar sabor e integrar tudo 16. Ajuste novamente a pimenta a gosto e sirva suas linguine com fasolari bem quentes 18!

Conservação

É aconselhável consumir as linguine com fasolari no mesmo dia, mas se quiser, pode conservá-las na geladeira, cobertas com filme plástico, por no máximo um dia.

Conselho

A adição de farinha no molho é opcional, serve apenas para torná-lo mais cremoso; se não gostar, pode omitir. Se quiser, pode borrifar o molho com meio copo de vinho branco para adicionar um sabor extra às suas linguine com fasolari!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.