Massa choux (bignè)

/5

APRESENTAÇÃO

Olhando as vitrines das melhores confeitarias, como não parar para admirar a doce redondeza dos encantadores e pequenos bignè ou a elegância suntuosa dos profiteroles? Dá vontade de comprar todos! Mas você pode sempre tentar prepará-los em casa, graças às dicas preciosas do chef Denny Imbroisi! O mérito de tanta delícia vai para a massa choux, uma preparação básica leve e delicada, uma massa neutra para rechear com cremes deliciosos ou fazer em versão salgada para um buffet gourmet. A principal característica desta preparação é o cozimento duplo, em panela e no forno: justamente por essa particularidade teria recebido o nome de "pâte à chaud", ou seja, massa quente. É no forno que a massa choux se expande e seca, assumindo a forma clássica dos bignè, pequenos "choux", que em francês significa "couve", em referência à forma que lembra as couves-de-bruxelas. Não é raro saborear essa massa também frita, como nas clássicas zeppole de São José ou os típicos churros espanhóis, ou cobertos por uma leve crosta como nos bignè craquelin. Descubra passo a passo como obter uma massa choux perfeita para criar receitas deliciosas para oferecer nas ocasiões mais especiais! Aqui estão alguns exemplos:

  • Croquembouche
  • Paris-Brest
  • Eclair recheado com creme e chantilly
  • Eclair de creme e chocolate
  • Profiteroles salgados

 

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 bignès
Ovos 120 g
Farinha tipo 00 77 g
Água 62 g
Leite inteiro 62 g
Manteiga 55 g
Sal fino 2 ½ g
Açúcar 8 g
para pincelar
Gemas 1
Água quanto baste

Preparo

Para preparar a massa choux, primeiro coloque em uma panela a água 1, o leite 2, o açúcar 3

e o sal 4. Adicione também a manteiga em cubos 5 e leve tudo à fervura 6.

Nesse ponto, adicione a farinha de uma só vez 7 e mexa com uma espátula ou colher de pau 8. Não tenha medo de grumos e misture rapidamente; então, cozinhe o roux até que uma camada branca se forme no fundo da panela 9, isso levará pelo menos 2-3 minutos.

Transfira a massa obtida para uma tigela 10 e adicione um ovo de cada vez 11, sempre mexendo com uma espátula 12 para incorporá-lo. Não se preocupe se no início a massa parecer separada, continue mexendo.

Somente quando estiver completamente absorvido, você poderá adicionar o próximo 12. Uma vez que todos os ovos estejam incorporados, você deve obter uma massa lisa e consistente (14-15).

Transfira-a para dentro de um saco de confeitar com bico liso de 12-13 mm 16. Neste ponto, pegue uma assadeira e forre-a com papel manteiga; para fixá-lo, esprema um pouco de massa em 2 cantos opostos e no centro 17. Forme montinhos de massa do tamanho de uma noz, espaçando-os entre si 18.

Assim que encher a forma 19, com uma colher ligeiramente molhada, achate levemente a superfície dos bignè para suavizar as pontas 20. Em seguida, bata a gema em uma tigelinha com um pouco de água 21

e use-a para pincelar a superfície dos bignè 22; isso permitirá obter uma coloração uniforme. Asse em forno estático pré-aquecido a 220°C por cerca de 15 minutos, até que estejam bem dourados. Evite abrir o forno nessa fase. Após esse tempo, termine o cozimento a 180°C por mais 15-20 minutos, simulando a válvula aberta com uma bolinha de papel alumínio entre a porta e a estrutura do forno. Se preferir assar os bignè no modo ventilado, será necessário aquecer o forno a 220°C; uma vez quente, abaixe a temperatura para 180°C e asse os bignè: asse por cerca de 20-25 minutos. Retire os bignè do forno 23 e deixe esfriar antes de usá-los 24.

Conservação

A massa choux crua deve ser usada imediatamente; não é possível prepará-la com antecedência. Os bignè assados podem ser armazenados por cerca de 1 semana em uma caixa de lata, de preferência perfurada. Alternativamente, é possível congelá-los por cerca de 1 mês.

Conselho

Para fazer os bignè, a farinha deve ser fraca.

Se os bignè não crescerem, pode ser devido ao fato de o forno ser fraco ou a massa choux ter descansado muito antes de ser usada.

Se a mistura ficar muito líquida, pode ser porque o roux foi pouco cozido.

Se usar forno ventilado, é possível assar duas formas ao mesmo tempo; no modo estático, no entanto, o cozimento não seria uniforme. Nesse caso, enquanto a primeira assadeira está assando, é possível estender a outra e deixá-la em temperatura ambiente.

Você pode rechear os bignè com os cremes de sua preferência, por exemplo, com um delicioso creme de pistache!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.