Mil-folhas

/5

APRESENTAÇÃO

Entre os bolos mais populares para aniversários, formaturas e muitas outras ocasiões, há certamente um sempre apreciado por todos: o bolo mil-folhas! Camadas crocantes de massa folhada sobrepostas dão uma crocância especial e combinadas com um creme de baunilha aveludado agradam o paladar. Uma sobremesa tradicional e atemporal, de origem francesa, também conhecida como Napoleon no resto da Europa. E é justamente graças à sua simplicidade que agrada o gosto de todos, mas que pode ser personalizada de acordo com cada ocasião com frutas vermelhas, morangos ou gotas de chocolate! Vamos descobrir juntos a receita para preparar o doce mil folhas, como caramelizá-lo e como recheá-lo!

Aqui estão outras ideias imperdíveis para fazer um mil-folhas delicioso:

  • Mil-folhas com mirtilos
  • Mil-folhas com morangos
  • Mini mil-folhas com creme diplomático
  • Mil-folhas com figos
  • Mil-folhas de pavesini

INGREDIENTES

Massa folhada 670 g - (em tablete)
Açúcar quanto baste
para o creme de baunilha
Farinha tipo 00 120 g
Açúcar 200 g
Sal fino 2 g
Gemas 150 g - (cerca de 10)
Leite inteiro 200 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Água 300 g
Fava de baunilha ½
para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para preparar o mil-folhas, primeiro faça a massa folhada. Quando tiver descansado bem, você poderá estendê-la. Em vez de usar farinha para estender a massa, use açúcar. Polvilhe então o bloco de massa com açúcar 1 e comece a estendê-la delicadamente com um rolo 2. Depois vire o bloco e continue a estender a massa 3.

Assim que você tiver estendido o suficiente, continue a estendê-la apenas no comprimento, prestando atenção aos cantos. Tente obter um retângulo preciso, de modo a obter um bolo mais preciso, sempre ajudando-se com o açúcar. Você deve obter um retângulo de cerca de 58x25 cm, com 3 mm de espessura 4. Passe a mão delicadamente sob a massa 5 para deixá-la arejar e ajudá-la a relaxar; depois deixe-a descansar por cerca de 5 minutos na superfície. Quando estiver totalmente relaxada, você poderá cortá-la. Você deve obter 3 retângulos de medidas iguais 6.

Transfira os retângulos para duas assadeiras forradas com papel manteiga 7 e antes de levar ao forno, fure a massa com um garfo 8 9. Insira ambas as formas no centro do forno pré-aquecido a 190° e asse em modo estático por 15 minutos. Em seguida, abaixe o forno para 170° e continue assando por mais 35 minutos, assim você conseguirá secar a massa por dentro e obter um resultado bem caramelizado. Verifique de tempos em tempos o cozimento, que pode variar dependendo do seu forno. Se necessário, você pode inverter as formas no meio do cozimento.

Enquanto isso, dedique-se à preparação do creme de baunilha. Despeje em uma tigela a farinha, o açúcar 10 e uma pitada de sal 11. Neste ponto, misture com o batedor 12: assim você evitará grumos.

Adicione as gemas aos poucos, sempre mexendo 13 14 e continue até que todas as gemas estejam incorporadas. Misture energicamente até obter uma massa lisa. Agora aqueça os líquidos. Despeje em uma panela o leite, o creme de leite 15

e a água 16. Corte uma vagem de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes de uma das metades 17, depois coloque na panela tanto as sementes quanto a vagem vazia 18. Coloque no fogo e aqueça tudo, sem deixar ferver para evitar um choque térmico nos ovos.

Despeje um pouco de líquido quente dentro da massa ajudando-se com uma concha 19, misture então com um batedor para diluí-la 20. Despeje tudo novamente dentro da panela, mexendo sempre com um batedor para que a massa não vá para o fundo, cozinhando muito rapidamente 21.

Misture sempre com o batedor até engrossar 22, indo bem também nas bordas da panela, para não deixar o creme grudar. Vai demorar um pouco porque a farinha gelifica quando atinge 90°. Despeje o creme dentro de uma assadeira baixa e larga 23 e cubra com filme plástico em contato 24; dessa forma, não se formará uma película na superfície. Deixe esfriar na geladeira.

Neste ponto, a massa estará assada e você poderá retirá-la do forno 25. Quando o creme estiver frio, remova a vagem de baunilha 26 e transfira o creme para uma tigela. Para deixá-lo liso e brilhante, mexa rapidamente com um batedor 27. Em seguida, transfira para um saco de confeitar sem bico.

Agora basta montar o doce. Transfira o primeiro retângulo de massa para uma tábua de corte e aparar com uma faca para obter bordas mais precisas 28. Depois transfira para um prato de servir 29 e pegue o creme. Faça pequenos montes em toda a superfície, deixando a borda externa livre 30; assim você garante que com o peso das outras camadas o creme não sairá.

Apare também a segunda camada de massa 31 e posicione-a sobre o creme 32. Depois, sempre com o saco de confeitar, coloque o creme como feito anteriormente, até terminar 33.

Pegue a última camada, apare como feito anteriormente e posicione-a sobre o creme 34. Polvilhe com açúcar de confeiteiro 35 e sirva seu mil-folhas 36!

Conservação

Uma vez recheado, o bolo mil-folhas manterá sua crocância por algumas horas. No dia seguinte, ainda estará bom, mas poderá estar menos crocante.

O creme pode ser preparado com um dia de antecedência e armazenado na geladeira coberto com filme plástico em contato.

A massa também pode ser assada com um dia de antecedência.

Conselho

Usar açúcar em vez de farinha para estender a massa permite obter um resultado menos seco e mais crocante. Além disso, ele penetrará na massa e caramelizará a massa por dentro.

Deixar a massa descansar é importante. Assim, ao cortá-la, ela não encolherá.

Furar a massa antes de assar permite obter um resultado não excessivamente alto e ao mesmo tempo um resultado melhor.

A água no creme ajuda a deixá-lo mais leve e a dar ainda mais sabor, pois é um ótimo veículo, muito neutro. Se preferir, você pode usar a mesma quantidade de leite.

Se quiser fazer o chantilly à italiana, você pode usar 50% de creme e 50% de creme de leite.

Dicas e curiosidades

  • Como caramelizar a massa folhada?

    Depois de estender a massa na assadeira, polvilhe com açúcar e asse como indicado.

  • Como se pode aromatizar o creme?

    É possível usar casca de laranja ou limão, mas também extratos naturais, de amêndoa, por exemplo!

  • Podem ser usadas outras cremes para o recheio?

    É possível usar o creme que preferir, o importante é que seja bastante firme.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.