Mil-folhas de figos

/5

APRESENTAÇÃO

Com a chegada do verão, aparecem na mesa figos doces e suculentos, deliciosos já consumidos sozinhos. Imagine fazer uma deliciosa sobremesa com essas frutas.
Nós não resistimos à tentação e oferecemos uma mil-folhas de figos: camadas crocantes de uma massa folhada especial que requer menos tempo de preparo em comparação à clássica, e um creme aveludado de sabor delicado de figo.
Certamente deixamos você com água na boca e curioso! Aproveite a temporada de verão para preparar sua mil-folhas de figos, você levará à mesa uma sobremesa clássica revisitada e de sabor cativante.

Experimente também a nossa mil-folhas de morango e a mil-folhas de frutas vermelhas.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa folhada
Manteiga 480 g - (macio)
Farinha tipo 00 400 g
Açúcar 20 g
Sal fino 10 g
Água 180 ml - (fria)
Fava de baunilha 1
para o creme de confeiteiro de figos
Leite 115 ml
Gemas 75 g
Amido de milho (maizena) 50 g
Gelatina em folhas 5 g
Figos 600 g
Açúcar 75 g
para decorar
Figos 1
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para preparar a mil-folhas de figos, coloque em uma batedeira com pá, a farinha, o sal, o açúcar, as sementes da fava de baunilha 1, a manteiga amolecida 2, ligue a máquina e quando a mistura estiver bem homogênea 3

adicione a água fria 4. Continue a amassar até obter uma mistura homogênea. Espalhe 2/3 da massa em uma folha de papel manteiga, dando uma forma retangular com espessura de meio centímetro que meça cerca de 35x28 cm, transfira a massa para uma assadeira das mesmas dimensões e nivele bem a superfície com uma espátula 5. Cubra com outra folha de papel manteiga e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora (ou até durante a noite). Abra a massa restante em uma folha de papel manteiga, dando-lhe uma forma retangular que meça metade da outra, ou seja, 28x18 cm, e que tenha espessura de cerca de meio centímetro 6. Cubra com uma folha de papel manteiga, transfira a massa para uma assadeira e deixe descansar junto com a outra massa por 1 hora na geladeira.

Enquanto isso, prepare o creme de figos: coloque em água fria as folhas de gelatina para amolecê-las 7, descasque os figos 8 e coloque-os em um liquidificador 9

bata-os até obter um molho sem grumos 10, transfira-o para uma panela, adicione o leite 11 e aqueça o molho, mexendo com um batedor 12.

À parte, em outra tigela, bata as gemas com o açúcar 13, adicione o amido de milho 14, e a essa mistura, adicione metade do molho de figos aos ovos e misture com um batedor para integrar os ingredientes 15.

Despeje esse creme na panela que contém o restante do molho de figos 16. Deixe o creme engrossar em fogo baixo, mexendo com o batedor até obter um creme espesso, não mais líquido. Desligue o fogo e incorpore a gelatina em folhas, bem espremida, sempre mexendo com o batedor até dissolver completamente 17. Transfira o creme para uma tigela, cubra com filme plástico 18 e deixe esfriar na geladeira por 2 horas.

Recupere as massas folhadas e asse-as em forno ventilado a 220°C por 15 minutos, depois continue a cozedura abaixando a temperatura para 180°C por 25 minutos. Ao final desse tempo, a massa folhada deve estar dourada e não mole ao toque. Retire do forno 19 e polvilhe com açúcar de confeiteiro 20. Asse novamente, desta vez a 240°C por 3-4 minutos. A superfície deve estar dourada e brilhante. Desenforme e deixe esfriar em uma grade. Divida a massa grande ao meio, assim você deve obter 3 massas folhadas de 28x18 cm. Coloque uma massa folhada em um prato de servir, recheie com o creme de figos, ajudando-se com um saco de confeiteiro 21 e continue alternando uma camada de massa folhada, uma de creme.

Termine com uma massa folhada (22-23), cubra a superfície com açúcar de confeiteiro e fatias de figos frescos 24. Conserve a mil-folhas de figos na geladeira até o momento de servi-la.

Conservação

Conserve a mil-folhas de figos na geladeira por no máximo dois dias. Você pode congelá-la se tiver usado ingredientes frescos.

Conselho

Quando os figos não estiverem mais na estação, recheie sua mil-folhas com um creme de confeiteiro clássico, ou de chocolate, ou com um creme de mascarpone. Se você não tiver muita prática com o peso das gemas: 75 g correspondem a cerca de 5 gemas médias. No entanto, é aconselhável pesá-las para maior segurança.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.