Mostarda de Cremona

- Energía Kcal 677
- Carboidratos g 163.9
- dos quais açúcares g 163
- Proteína g 2.3
- Gorduras g 1.4
- das quais gorduras saturadas g 0.11
- Fibra g 4.7
- Sódio mg 6
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 3
APRESENTAÇÃO
A mostarda Cremonese, ou se preferir de Cremona, é uma especialidade típica da Lombardia e, como o próprio nome sugere, da cidade de Cremona, também conhecida por seu famoso torrone.
A particularidade desta mostarda é que, ao contrário de outras preparações, é feita com frutas mistas deixadas praticamente inteiras ou cortadas em pedaços grandes.
Dessa forma, com a presença da mostarda, os dois sabores, doce da fruta e picante da mostarda, se misturam criando aquele sabor doce mas ligeiramente picante que caracteriza a mostarda de Cremona.
As origens da mostarda de Cremona remontam a tempos antigos, nos antigos mosteiros da região de Cremona, onde os pacientes monges preparavam este tipo de molho para melhor conservar a fruta, evitando que estragasse.
Além disso, como durante o inverno os mosteiros permaneciam longos períodos isolados, sem contato com o mundo exterior, a preparação deste molho também era uma forma de garantir conservas para o inverno.
E como a mostarda pode ser consumida com quase qualquer prato e alimento, os monges também garantiam um ótimo tempero para suas mesas.
Hoje em dia, a mostarda de Cremona é principalmente um produto industrial, mas, durante o período natalino, também pode ser encontrada fresca nas lojas de gastronomia local típica.
Preparação
Primeiro, retire os caroços das frutas, onde houver, e corte em pedaços grandes as frutas muito grandes.
Coloque as frutas, assim preparadas, para macerar no açúcar por 24 horas.
Neste ponto, coloque as frutas em uma panela com pouca água, leve à fervura e deixe ferver por 5 minutos.
Deixe descansar por 24 horas e repita a operação anterior mais duas vezes, tomando cuidado para nunca cobrir a panela durante e após o cozimento, pois as gotas de vapor comprometeriam a preparação.
Uma vez concluído o cozimento, adicione a mostarda à mistura e coloque em recipientes hermeticamente fechados.
Pasteurize os potes conforme as diretrizes ministeriais listadas no final da receita e guarde em um local escuro até o consumo.