Mostarda (Mostarda de Dijon)

/5

APRESENTAÇÃO

A mostarda é um molho célebre à base de mosto de uva e mostarda, típico da tradição culinária francesa, muito simples de preparar e ótimo para usar como condimento, especialmente para carnes.
As origens da mostarda remontam provavelmente à Idade Média, quando se preparava uma mistura à base de mosto de uva, maçãs e mostarda chamada "mustus ardens", ou seja, "mosto ardente", para indicar seu sabor pungente.
Os criadores deste molho de cor marrom claro foram monges franceses da Borgonha, que o usavam para temperar principalmente os legumes de suas hortas.
Com o passar do tempo, a mostarda tornou-se um alimento cada vez mais conhecido e apreciado, a ponto de ocupar um lugar muito relevante na cozinha francesa, na qual se podem contar pelo menos cem receitas contendo este molho saboroso que recebeu o nome de "moutarde".

INGREDIENTES
Uvas pretas 500 g
Maçãs 2
Casca de limão 1
Vinho tinto 1 copo
Mostarda branca em pó 40 g

Preparo

Primeiro, lave as uvas e seque-as, depois passe-as por um passador para obter o suco que será filtrado através de uma peneira.
Em seguida, corte as duas maçãs em fatias e cozinhe-as com o vinho até que este seja completamente absorvido.
Neste ponto, adicione o suco de uva e cozinhe até que fique espesso, mexendo frequentemente para não grudar.
No final do cozimento, retire a panela do fogo e adicione a mostarda, que você terá previamente dissolvido em um pouco de vinho tinto quente, e a casca do limão.
Deixe esfriar por alguns minutos e coloque a sua mostarda ainda morna em potes herméticos, se quiser conservá-la, ou sirva como condimento para os seus pratos.

Curiosidades

Apesar de esta ser a receita original da mostarda, na Itália ela não é muito seguida e utilizada porque se prefere a mostarda mantovana ou a cremonese, uma das variantes da original.
Na Sicília, no entanto, esta mostarda é muito utilizada e, em tempos mais antigos, era distribuída entre os vizinhos durante a colheita da uva ou era servida como sobremesa durante batizados, crismas e noivados.
Na França, há diferentes maneiras de preparar a mostarda dependendo da cidade: a mais famosa, a mostarda de Dijon, é a mais picante de todas; depois, há a mostarda de Bordeaux, relativamente picante, mas tendendo ao doce; e, finalmente, a mostarda de Mieux, que é a mais doce.

Conselho

A mostarda, cruz e delícia da minha família: eu a combino com carnes, vegetais e queijos; Francisco, que é guloso, também adora espalhá-la em uma fatia de pão. A versão que ele prefere é a aromatizada: certa vez, para experimentar, adicionei, no final do cozimento, um pouco de baunilha e algumas amêndoas ou nozes (inteiras ou esmigalhadas), e, antes de fechar o pote, polvilhei com uma pitada de canela, e desde então, não teve jeito, é assim que ele gosta da mostarda! E vocês, como preferem?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.