Nhoque recheado com bacalhau cremoso

/5

APRESENTAÇÃO

Daniel Canzian, um jovem chef aluno de Marchesi e agora à frente do seu restaurante homônimo em Milão, preparou para nós um dos pratos símbolos da sua ideia de culinária: os nhoques recheados de bacalhau cremoso. Uma receita que revisita os sabores da tradição vêneta de forma original, simples e refinada, sem nunca perder de vista a qualidade da matéria-prima. Neste caso, o protagonista é o bacalhau cremoso, o famoso antepasto da culinária veneziana, que é utilizado para rechear nhoques de batata macios em formato maxi, com uma crostinha crocante e dourada. Até o “sughet” sobre o qual os nhoques são dispostos remete ao molho de outro clássico desta região, os bigoli com molho de anchovas. Sim, porque segundo Canzian é justamente através da reinterpretação das receitas regionais que podemos valorizar nosso território e os produtos locais. Agora, só falta provar seus nhoques recheados de bacalhau cremoso e se deixar inspirar pela sua delícia!

INGREDIENTES

Para os nhoques
Batatas 1 kg
Gemas 4
Farinha tipo 00 100 g
Sal fino quanto baste
Para o bacalhau cremoso
Bacalhau salgado 460 g - aracnídeo (já demolhado)
Óleo de girassol 200 g
Alho 2 dentes
Alecrim quanto baste
Água quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de anchovas
Leite inteiro 250 g
anchovas em óleo 30 g
Óleo 50 g - das anchovas
Suco de limão quanto baste
Para cozinhar e servir os nhoques
Abobrinhas 1
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar os nhoques recheados de bacalhau cremoso, comece com o bacalhau cremoso: coloque o bacalhau já demolhado em uma panela 1, depois adicione os dentes de alho 2 e os raminhos de alecrim, que você amarrará juntos em um maço com barbante de cozinha 3.

Cubra com água 4, leve à fervura e deixe ferver por cerca de uma hora 5. Após esse tempo, escorra o bacalhau 6, cuidando para conservar a água de cozimento, e deixe esfriar levemente.

Retire a pele e reduza a polpa do bacalhau morno em pedaços com as mãos 7, depois transfira para um processador 8 e triture finamente 9.

Agora, transfira o bacalhau triturado para a tigela de uma batedeira equipada com a pá 10, ligue em velocidade média-baixa e adicione o óleo de sementes em fio, como se fosse uma maionese 11. Se necessário, adicione também um pouco da água de cozimento do bacalhau 12.

Ajuste o sal 13 e a pimenta e misture tudo novamente 14. Você deve obter uma consistência cremosa 15. Transfira o bacalhau cremoso para um saco de confeitar sem bico e reserve.

Passe para as batatas dos nhoques: lave e envolva cada batata em uma folha de papel alumínio 16 torcendo as extremidades como um bombom, depois coloque-as em uma assadeira e asse em forno estático pré-aquecido a 130° por uma hora 17; o tempo pode variar de acordo com o tamanho, se ainda estiverem duras, prolongue o cozimento até atingir uma consistência macia. Após esse tempo, abra o pacote e continue o cozimento por mais 10 minutos, descobertas 18.

Enquanto isso, dedique-se ao molho de anchovas: despeje o leite em uma panela pequena 19 e deixe reduzir no fogo em 50%. Nesse ponto, transfira o leite para um recipiente 20 e adicione as anchovas 21.

Comece a bater com o mixer de imersão enquanto adiciona o óleo em fio 22. Prove e ajuste com algumas gotas de suco de limão 23 e, se necessário, uma pitada de sal. Emulsione mais uma vez para obter um molho liso e cremoso 24, depois reserve.

Quando as batatas estiverem prontas, amasse-as ainda quentes sobre a bancada 25. Adicione a farinha 26 e as gemas aos poucos 27.

Trabalhe com as mãos e ajuste a quantidade de farinha de acordo com a consistência da massa 28; você deve obter uma massa macia e homogênea 29. Por último, adicione o sal e amasse novamente para incorporar o sal de forma uniforme. Divida a massa obtida em porções menores 30.

Forme rolinhos mais grossos 31 e corte-os em pedaços 32, depois arredonde cada pedaço para obter bolinhas 33.

Pressione delicadamente as bolinhas de massa 34 e coloque no centro um pouco de bacalhau cremoso 35. Feche a massa ao redor do recheio 36.

Passe os nhoques entre as palmas das mãos 37 para arredondá-los novamente e selar o recheio dentro 38. Finalmente, marque-os com um garfo 39 ou com o utensílio próprio para nhoques, sempre cuidando para polvilhar a superfície com farinha.

Você está pronto para cozinhar: leve para ferver uma panela de água salgada e mergulhe os nhoques delicadamente 40. Enquanto isso, corte a abobrinha e fatie-a em rodelas muito finas 41. Escorra os nhoques assim que subirem à superfície, levará cerca de 4-5 minutos 42.

Em uma frigideira, esquente um fio de óleo com 2 dentes de alho com casca, depois adicione os nhoques 43 e as abobrinhas 44. Doure por alguns minutos, virando os nhoques dos dois lados 45.

Quando os nhoques estiverem dourados, coloque uma fatia de abobrinha crocante sobre cada um, usando pinças de cozinha 46. Monte o prato distribuindo o molho de anchovas como base e colocando por cima os nhoques com as abobrinhas 47: seus lindos nhoques recheados de bacalhau cremoso estão prontos para serem servidos 48!

Conservação

Recomenda-se consumir os nhoques recheados de bacalhau cremoso assim que estiverem prontos.

O bacalhau cremoso pode ser conservado na geladeira por 1-2 dias, em um recipiente hermético.

Dica

Se desejar, você pode adicionar um dente de alho ao leite para o molho de anchovas, para obter um sabor mais intenso!

A quantidade de farinha necessária para os nhoques depende da quantidade de água das batatas; não é possível prepará-los com antecedência porque a massa à base de batata tende a absorver a farinha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.