Paella à valenciana

/5

APRESENTAÇÃO

É o prato nacional da Espanha e é preparado em muitas variações diferentes: de marisco, vegetariana, mista... estamos falando, obviamente, da paella! A original parece ser a paella à valenciana, cuja receita inclui principalmente coelho, frango e legumes, mas mesmo assim as versões mudam dependendo da família ou do restaurante onde é preparada. A base de arroz e açafrão é enriquecida com carne e legumes, incluindo vagens, pimentões e tomates, mas também é muito comum o uso de caracóis, feijões, alcachofras ou outros ingredientes da estação... afinal, a paella nasceu como um prato de reaproveitamento e, portanto, era personalizada de acordo com o que estava disponível no território. As regras para cozinhá-la são bem mais rígidas: por exemplo, é absolutamente proibido mexer o arroz após adicionar o caldo, pois é exatamente a parte que fica grudada no fundo da panela que dá ao prato seu sabor característico. Para nós, italianos, cultores do risoto, pode parecer uma coisa estranha, mas os espanhóis também são famosos no mundo por seus pratos à base de arroz e por isso recomendamos seguir nossas instruções para preparar uma das receitas mais saborosas da culinária ibérica, a paella à valenciana! Descubra também outra receita muito famosa que combina arroz com muitos sabores da terra e do mar: a jambalaya crioula!

INGREDIENTES
Arroz vialone nano 350 g
Caldo de legumes 800 g
Coelho 700 g - para limpar
Coxinhas de frango 550 g
Tomates rama 400 g - maduros
Pimentão verde 200 g
Vagens 150 g
Açafrão em pistilos 1 colherinha
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a paella à valenciana, primeiro prepare o caldo de legumes que você precisará para cozinhar o arroz. Coloque os pistilos de açafrão em uma pequena jarra 1, retire uma concha de água quente do caldo e despeje sobre os pistilos 2: deixe em infusão até o momento em que serão usados. Agora passe à preparação do restante dos ingredientes. Limpe o coelho das vísceras e corte-o em pedaços de 2-3 cm 3: ao todo você deve obter 500 g de polpa de coelho.

Divida as coxas de frango ao meio e reserve 4. Limpe os pimentões, retire as sementes e filamentos internos e corte-os primeiro em tiras 5 e depois em pedaços grosseiros 6.

Lave os tomates e corte-os primeiro em fatias 7 e depois em pedaços 8. Finalmente, corte as pontas das vagens e divida-as ao meio 9.

Pegue a panela para paella que mede 38 cm na superfície e 30 cm no fundo (ou, alternativamente, escolha uma panela muito ampla, de preferência de ferro ou aço), aqueça o óleo e comece a adicionar o coelho 10 e o frango 11. Salgue, apimente e deixe dourar por 15 minutos em fogo médio-alto, mexendo o mínimo possível para que se forme uma crosta saborosa 12.

Quando a carne estiver dourada, mova-a para os lados da panela e adicione no centro os pimentões 13, as vagens 14 e os tomates 15. Cozinhe os legumes por 10 minutos, para que permaneçam crocantes.

Neste ponto, despeje o arroz na panela distribuindo-o em forma de cruz 16 e deixe-o tostar por um minuto misturando-o com os outros ingredientes, depois adicione todo o caldo de legumes de uma vez 17: a partir deste momento não se deve mais mexer o arroz. Junte também o líquido com os pistilos de açafrão que você havia deixado em infusão 18 e continue cozinhando por 30 minutos em fogo médio-baixo, sempre sem mexer.

Passado o tempo de cozimento do arroz, o líquido deve ter sido completamente absorvido, então desligue o fogo, cubra a panela com uma folha de alumínio 19 e deixe descansar por cerca de dez minutos. Uma vez pronta, remova a folha de alumínio e misture bem para amalgamar tudo, tendo o cuidado de raspar o fundo da panela para remover também o arroz que ficou grudado e que tornará tudo ainda mais saboroso 20. Sua paella à valenciana está pronta para ser servida 21!

Conservação

A paella à valenciana pode ser conservada na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias. Não é recomendada a congelamento.

Dica

As variedades de arroz Bomba e Redondo são ideais para a paella, mas se você não conseguir encontrá-las, uma variedade similar de fácil acesso servirá: o vialone nano. Como alternativa às vagens, você pode usar ervilhas tortas ou ervilhas planas, enquanto os tomates frescos podem ser substituídos por polpa de tomate. Você pode adicionar à preparação também feijões como os brancos da Espanha. Se desejar, você pode finalizar o prato com uma pitada de limão e um punhado de alecrim ou salsinha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.