Panzanella crocante

/5

APRESENTAÇÃO

A panzanella toscana é uma das receitas mais simples e representativas da nossa culinária, mesmo que na verdade suas origens sejam incertas. Uma versão romântica da história conta que este prato, de aparência tão rústica, nasceu a bordo dos barcos de pesca, onde os marinheiros, que durante os longos períodos no mar tinham à disposição apenas pão duro e pouco mais, desenvolveram o hábito de temperá-lo com cebola e molhá-lo com a água do mar para torná-lo novamente macio... a versão da panzanella que apresentamos hoje, porém, é uma verdadeira reinterpretação da receita original: queríamos torná-la mais crocante, mais rica, mais moderna e colorida! Não é mais "a panzanella", mas simplesmente "uma panzanella". Assim como na versão de inverno, mudam as combinações e sabores, mas o verdadeiro protagonista continua sendo o pão duro, um dos ingredientes símbolos da tradição contra o desperdício, tanto culinário quanto cultural, do nosso país. Experimentem também a nossa versão da panzanella: um prato tão humilde nunca foi tão saboroso!

INGREDIENTES

Ingredientes para a panzanella
Pão duro 120 g - aos cereais
Cebolas roxas de Tropea 55 g
Abobrinhas brancas 185 g
Vagens 100 g
Pinhões 30 g
Manjericão 15 g
Azeite virgem extra 20 g
Vinagre balsâmico 15 g
Sal fino quanto baste
Sal grosso 4 colheres - (para as cebolas)
Para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 200 g
Azeite virgem extra 15 g -
Sal fino quanto baste
Açúcar quanto baste

Preparo

Para preparar a panzanella, comece pelos tomates confit. Lave os tomates cereja e corte-os ao meio no sentido do comprimento 1, depois coloque-os em uma assadeira coberta com papel manteiga, mantendo a parte cortada voltada para cima, e regue com azeite de oliva 2. Polvilhe os tomates com sal e açúcar 3.

Cozinhe os tomates em forno ventilado pré-aquecido a 100°C, por 1 hora e meia, mantendo a porta do forno ligeiramente aberta (alternativamente, você pode usar um forno estático pré-aquecido a 120°C por cerca de duas horas) 4. Enquanto isso, cuide da cebola: corte em fatias grossas, de cerca de 2-3 mm 5 e depois corte cada fatia em 4 pedaços. Coloque a cebola cortada em uma tigela cheia de água fria, cobrindo-a com 2 colheres de sopa de sal grosso 6. Deixe de molho por cerca de 1 hora, trocando a água e o sal após meia hora: após este tratamento, a cebola ficará mais digerível.

Passe à preparação do pão: corte os pães em fatias grossas e reduza-as a cubos 7. Distribua os cubos de pão em uma assadeira coberta com papel manteiga e toste-os em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 8 minutos, para torná-los crocantes 8. Torre por alguns minutos também os pinhões em uma frigideira antiaderente, virando-os assim que começarem a dourar 9.

Lave as abobrinhas e as vagens. Remova as pontas das vagens 10 e corte-as em pedaços 11. Corte as abobrinhas também em cubos 12. Escalde os vegetais em água fervente salgada, por 4 minutos após retomar a fervura.

Escorra os vegetais e resfrie-os em água com gelo, para interromper o cozimento e fixar a cor 13. Coloque-os em uma tigela e adicione as cebolas, escorridas e enxaguadas 14, e o azeite 15.

Tempere também com sal 16 e vinagre balsâmico 17, depois misture bem 18.

Agora adicione o pão torrado 19, os pinhões 20 e o manjericão picado grosseiramente à mão 21.

Por fim, incorpore os tomates confit 22 e misture delicadamente 23. Deixe a sua panzanella descansar por não mais de 10 minutos antes de saboreá-la 24, para que permaneça crocante.

Conservação

Você pode conservar sua panzanella na geladeira, coberta, por alguns dias, mas ela perderá progressivamente a crocância. Por isso, recomendamos apreciá-la no momento!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.