Pão armênio

/5

APRESENTAÇÃO

O pão armênio, chamado na língua “lavash”, é um pão sem fermento com uma consistência peculiar. A massa, feita com poucos ingredientes, é estendida em uma folha muito fina, que pode ser enriquecida com sementes de papoula ou de gergelim.
Para obter um ótimo resultado, é necessário trabalhar a massa brevemente e deixá-la descansar três vezes, entre uma dobra e outra, para favorecer a hidratação e permitir que as fibras de glúten se distendam.
Na Armênia, este pão é utilizado sozinho como acompanhamento de pratos ou em rolinhos recheados com legumes, carne ou queijo.
Para preparar o pão armênio, são suficientes água, sal, óleo e uma farinha forte, tipo manitoba ou “0”, composta por pelo menos 11% de proteínas para obter a elasticidade certa. Com um breve trabalho da massa e um cozimento em altas temperaturas por poucos minutos, você desfrutará de um pão fragrante e delicado, que pode ser consumido tanto quente quanto frio: assim que feito, o pão armênio tem uma consistência bastante macia, enquanto frio, adquire crocância e por isso é também chamado de “cracker bread”.
Você pode servir o pão armênio simplesmente como pão em um jantar, como um aperitivo saboroso ou usá-lo como base para recheios ao seu gosto antes de assá-lo, por exemplo, com fatias de cebola roxa, páprica ou sementes de cominho!

INGREDIENTES

Ingredientes para 3 assadeiras
Farinha Manitoba 200 g
Água 110 ml
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino 5 g
Para decorar
Sementes de papoula quanto baste
Sementes de gergelim quanto baste

Preparação

Para preparar o pão armênio, comece reunindo em uma tigela a farinha manitoba peneirada com uma peneira fina 1 (no lugar da farinha manitoba, você pode escolher uma farinha forte que apresente pelo menos 11% de proteínas na composição, que você pode ler na embalagem). Em uma pequena tigela, despeje a água em temperatura ambiente e adicione o sal 2. Em seguida, mexa para dissolvê-lo completamente 3.

Adicione a água e o sal à farinha 4 e depois o óleo 5. Comece a amassar rapidamente os ingredientes com a ponta dos dedos 6.

Esta massa não precisa ser trabalhada por muito tempo, então manuseie por poucos minutos 7 para torná-la homogênea. Com a massa obtida, forme uma bolinha para guardar na tigela 8 coberta com filme plástico 9. Deixe a massa descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

Após a primeira meia hora, retome sua massa e comece a fazer as dobras: levante delicadamente as extremidades externas da massa 10 e traga-as para o centro 11. Execute esta operação 8 vezes por toda a circunferência da massa. Em seguida, vire a massa do avesso e crie uma bolinha; cubra com filme plástico 12 e deixe descansar mais 30 minutos em temperatura ambiente.

Após a segunda meia hora, retome a massa para fazer novamente as 8 dobras como no passo anterior: pegue as extremidades externas da massa 13 e traga-as para o centro 14, 8 vezes por todo o perímetro da massa. Em seguida, vire novamente a massa para formar uma bolinha e cubra com filme plástico 15. Deixe esta massa descansar por mais 30 minutos em temperatura ambiente.

Após a terceira meia hora, pegue a tigelinha com a massa. Ligue o forno na modalidade estática a 220° com dentro o tabuleiro que você usará para assar o pão armênio, para que fique bem quente quando você colocar a massa sobre ele. Prepare também o papel manteiga: corte três folhas do mesmo tamanho do tabuleiro que você usará. Em seguida, divida a massa em 3 partes de 120 g de peso cada. Coloque a primeira porção de massa na superfície de trabalho 16 e conserve o restante da massa em uma tigela coberta com filme plástico em temperatura ambiente, para manter a umidade certa. Com um rolo de massa, estenda levemente a massa para uniformizar a espessura 17, depois pegue-a delicadamente com as mãos para continuar esticando 18.

Coloque a massa nas costas das mãos e comece a puxá-la delicadamente 19. Para alongá-la, separe com movimentos suaves as mãos para dar a forma de um retângulo fino do mesmo tamanho do tabuleiro. Usa-se as costas das mãos para não correr o risco de rasgar a massa, que é muito fina. Se isso acontecer 20, você pode unir as extremidades 21 e continuar a trabalhá-la.

Em seguida, continue a trabalhar a massa em extensão (22-23), puxando levemente as extremidades com os dedos para alongá-la na forma retangular 24.

Quando tiver atingido a medida indicada 25, você pode estendê-la delicadamente sobre o papel manteiga 26. Aperte com os dedos as bordas para fora para achatá-las e estender ainda melhor a massa 27. Se quiser, pode assar o pão armênio sem condimento.

Ou, antes de assá-lo, você pode polvilhá-lo com sementes de papoula 28 ou de gergelim 29. Quando estiver pronto, deslize o papel manteiga sobre o tabuleiro bem quente 30 e asse em forno estático pré-aquecido a 220° por 4-6 minutos, dependendo da finura da massa. Você pode assar as três partes da massa uma de cada vez.

Quando seu pão armênio estiver pronto, desenforme-o sobre uma grade sem papel manteiga para que não fique muito úmido. Você pode saboreá-lo na versão preferida simples 31, com sementes de papoula 32 ou com sementes de gergelim 33 tanto quente quanto frio. Assim que feito, o pão armênio terá uma consistência ligeiramente mais macia, enquanto frio, ficará mais crocante. Você pode servir seu pão armênio como um pão comum ou como aperitivo. Será ótimo também como base para rechear como mais gostar, por exemplo, com cebolas roxas fatiadas e adicionadas antes de assar!

Conservação

O pão armênio assado pode ser conservado por 2-3 dias fechado em um saco, para que não fique úmido.
A massa deve ser utilizada assim que pronta, para manter sua elasticidade.
Não se recomenda o congelamento.

Curiosidade

Todos os dias, as mulheres armênias preparam o lavash com gestos repetidos há séculos e conseguem habilmente em poucos minutos obter uma folha finíssima, manuseando nos últimos passos como a massa de uma pizza. O cozimento ocorre nos típicos fornos circulares no chão, chamados “tonir”, onde o pão é assado encostando-o nas paredes quentes e extraído após poucos minutos para estendê-lo sobre panos. Nos meses de verão, concentra-se o máximo do trabalho para produzir o lavash, cujas folhas, uma vez prontas, são empilhadas uma sobre a outra e conservadas para o inverno.

Conselho

Se você tem uma pedra refratária, é o momento de tirá-la e posicioná-la no fundo do forno, 40 minutos antes de assar o pão: ela estará bem quente e o cozimento será espetacular, experimente para crer!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.