Pão de cenoura

/5

APRESENTAÇÃO

Amamos muito experimentar receitas novas, especialmente quando se trata de pão caseiro. Depois da trança ao pesto, do pão com beterraba e aquele de abóbora, quisemos tentar tornar este fermentado caseiro ainda mais especial com um dos legumes mais comuns, doce e colorido, que se mostrou realmente excepcional para dar vida ao nosso pão de cenoura. A longa maturação na geladeira permitirá que o pão desenvolva, uma vez cozido, aromas extraordinários, enquanto a alta hidratação permitirá obter uma migalha macia, rica em alvéolos perfeitamente desenvolvidos e uma crosta que permanecerá crocante por muito tempo. Faça você também o nosso pão de cenoura e para impressionar seus convidados, fatie-o diretamente na mesa: eles ficarão encantados com a crocância irresistível da crosta e a mágica surpresa que esconde dentro!

INGREDIENTES

Ingredientes para o poolish
Farinha Manitoba 150 g
Fermento biológico seco 1 ½ g
Água 150 g - em temperatura ambiente
para a massa
Cenouras 270 g
Farinha tipo 00 370 g
Água 190 g - em temperatura ambiente
Sal fino 10 g
Fermento biológico seco 1 ½ g
Azeite virgem extra 10 g
para enfarinhar
Farinha tipo 00 50 g

Preparo

Para preparar o pão de cenoura, comece fazendo o poolish: coloque em uma tigela a farinha de manitoba junto com o fermento biológico seco 1 e adicione a água aos poucos, mexendo com um garfo 2. Uma vez obtida uma massa, cubra com filme plástico 3 e deixe fermentar no forno desligado com a luz acesa por 3 horas.

Depois de dobrar de volume 3, cuide das cenouras: descasque-as (você obterá 245 g de cenouras limpas) 5 e rale-as com um ralador de orifícios grandes 6; reserve.

Em outra tigela, misture a farinha 00 e o fermento seco 7, adicione o poolish já fermentado 8 e comece a amassar adicionando a água aos poucos 9.

Uma vez obtida uma massa homogênea, adicione o sal 10 e o óleo 11; continue a amassar tudo e adicione também as cenouras raladas 12.

Depois de incorporar as cenouras 13, cubra com um pano de prato 14 e deixe a massa descansar por cerca de dez minutos à temperatura ambiente, longe de correntes de ar. Neste ponto, faça dobras pegando as bordas externas da massa 15

e trazendo-as para o centro 16; depois cubra novamente com o pano de prato. Repita esta operação a cada 10 minutos, por mais duas vezes, sempre cobrindo com o pano de prato ao final de cada operação. Após terminar as dobras, cubra a tigela com filme plástico 17 e deixe a massa fermentar na geladeira por 12 horas; depois coloque-a no forno desligado com a luz acesa por 2 horas, até dobrar de volume 18.

Após esse tempo, transfira para uma superfície enfarinhada, ajudando-se com uma espátula 19 e faça algumas dobras de reforço na massa 20, trazendo as bordas para dentro; então forme o filão 21

e transfira-o para um cesto de fermentação de pão bem enfarinhado 22. Cubra com um pano de prato 23 e deixe fermentar por 1 hora e meia (no forno desligado com a luz acesa será suficiente). Uma vez que a massa tenha crescido até a borda do cesto 24;

coloque um papel manteiga em cima do cesto 25; então coloque sobre a assadeira do forno 26 e vire tudo para transferir mais facilmente o pão para a assadeira 27. Asse o pão no forno estático pré-aquecido a 240° por cerca de 40 minutos (se o seu forno chegar a uma temperatura máxima de 220°, prolongue o cozimento por pelo menos 10 minutos), lembrando de adicionar um pote cheio de água assim que ligar o forno, que servirá para garantir a umidade correta. Após 40 minutos, retire o pote de água e continue cozinhando por mais 10 minutos.

Neste ponto, desligue o forno. Retire o pão de cenoura 28 e deixe esfriar sobre uma grade 29. Seu pão de cenoura está pronto, fatie para servir 30 e enriquecer sua cesta de pão!

Conservação

O pão de cenoura pode ser conservado por 2-3 dias em um saco plástico, ou pode ser congelado, preferencialmente depois de cozido.

Pode ser congelado uma vez cozido, talvez em fatias, assim você pode descongelar e aquecer apenas o que deseja consumir!

 

Dica

Se você não possui um cesto de fermentação de pão, tem duas alternativas: pode usar um cesto comum de frutas forrando com um pano de prato bem enfarinhado, para dar forma de pão. Caso contrário, você pode transferir o filão diretamente para a assadeira forrada com papel manteiga, lembrando que desta forma a forma será menos mantida e você poderá obter um resultado mais semelhante a uma ciabatta; uma vez fermentado, asse diretamente!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.