Paris-Brest

/5

APRESENTAÇÃO

O Paris-Brest é uma sobremesa de massa choux que foi criada em 1891 em celebração à corrida ciclística Paris-Brest-Paris, que hoje se tornou uma corrida amadora. A própria forma da sobremesa lembra a roda de uma bicicleta: um grande anel formado por círculos concêntricos de massa choux, enriquecido com amêndoas em lâminas e recheado com um delicioso creme de chocolate gianduia. O Paris-Brest permite várias variações, tanto na forma como no recheio: também é ótimo com chantilly e morangos, por exemplo, ou recheado com creme mousseline, chantilly ou um creme de confeiteiro de chocolate. Você pode seguir seus gostos e criar o Paris-Brest nas formas que preferir, trazendo à mesa uma sobremesa refinada e com uma textura leve e crocante!

Experimente também a receita do zeppolona de café, uma deliciosa variante feita com a mesma massa dedicada ao Dia dos Pais!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa choux
Água 200 ml
Farinha tipo 00 125 g
Manteiga 80 g
Ovos 3 - médias
Açúcar 1 colherinha
Sal fino 2 g
Para o creme de gianduia
Chocolate gianduia 800 g
Creme de leite fresco líquido 600 ml
Gelo quanto baste
Para decorar
Ovos 1
Amêndoas em lâminas quanto baste

Preparo

Para preparar o Paris-Brest, comece pela massa: em uma panela, coloque a manteiga em pedaços, o açúcar 1, uma pitada de sal e a água. Ligue o fogo baixo e mexa com uma colher de pau para derreter a manteiga 2. Leve a mistura para ferver e nesse ponto adicione a farinha peneirando-a dentro da panela 3;

mexa energicamente com a colher de pau para evitar a formação de grumos 4. Quando a mistura estiver espessa 5, continue cozinhando em fogo bem baixo até que se desgrude facilmente das paredes e forme uma película branca 6. Neste ponto, você pode desligar o fogo

e transferir a massa para a tigela de uma batedeira planetária 7 (ou em uma tigela para trabalhar com uma colher de pau ou batedeira elétrica). Adicione um ovo de cada vez 8, esperando que o anterior seja absorvido antes de adicionar o próximo; enquanto adiciona os ovos, continue usando as pás 9.

Você precisará obter uma massa densa, lisa e homogênea: uma vez que as pás parem, a massa deve cair como uma fita 10. Coloque a massa em um saco de confeitar sem bico e corte a ponta para obter um diâmetro de cerca de 2 cm 11. Forre uma assadeira com papel manteiga e desenhe com um lápis um círculo de cerca de 20-22 cm de diâmetro (você pode usar a forma de uma assadeira para copiar a circunferência). Com o saco de confeitar, faça 3 círculos: dois concêntricos 12 e um sobreposto aos dois.

Pincele a superfície com um ovo batido e polvilhe com amêndoas em lâminas 13. Asse o Paris-Brest em forno ventilado pré-aquecido a 140-150°C por cerca de 1 hora (160°C por cerca de 1 hora e 10 minutos se usar um forno estático). Enquanto a sobremesa está no forno, prepare o recheio: pique grosseiramente o chocolate gianduia 14; em uma panela, aqueça o creme de leite e quando estiver quase fervendo, adicione o chocolate 15.

Misture com um batedor de arame 16 para derreter completamente. Deixe o creme engrossar em fogo baixo, depois transfira-o para uma tigela que foi colocada dentro de outra tigela maior cheia de gelo, para resfriá-lo rapidamente sem perder consistência. Para incorporar mais ar ao creme e torná-lo mais fofo, você pode trabalhá-lo com batedeira elétrica 17 ou com uma espátula. Uma vez pronto, se não for usá-lo imediatamente, pode guardar o creme em uma tigela com filme plástico em contato e trabalhá-lo novamente poucos instantes antes de usá-lo. Quando o Paris-Brest estiver pronto, desligue o forno, coloque a sobremesa sobre uma grade e deixe esfriar completamente no forno desligado e entreaberto até esfriar completamente. Assim que a sobremesa estiver completamente fria por cima e por baixo, coloque-a sobre uma tábua de corte 18 e divida-a ao meio.

Recheie o Paris-Brest com o creme de gianduia usando um saco de confeitar com bico em formato de estrela 19. Feche com a outra metade do anel 20 e seu Paris-Brest está pronto 21!

Armazenamento

Você pode conservar o Paris-Brest na geladeira em um recipiente hermético.
Você pode preparar a base e guardá-la em uma caixa de lata por 2-3 dias e rechear quando necessário.
O creme de gianduia pode ser guardado na geladeira, coberto com filme plástico por 1-2 dias.
Não é recomendada a congelação.

Sugestão

Se você não gosta de amêndoas, apenas uma polvilhada de açúcar de confeiteiro será suficiente para decorar seu Paris-Brest. E o que dizer do recheio? Chantilly e morangos, creme de avelãs, chantilly; você pode escolher o sabor que mais gosta!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.