Pizza frita

/5

APRESENTAÇÃO

Entre as iguarias do street food napolitano, junto com as sfogliatelle, reina soberana a pizza frita: uma versão maior e mais rica das típicas pizzelle fritas! Quem não se lembra de Sophia Loren no célebre filme cult O Ouro de Nápoles enquanto frita pizzas no beco? Simples ou recheada, em Nápoles a pizza frita ainda é servida assim, recém-escorrida do óleo e envolta em papel pardo, apreciada enquanto se passeia pelas ruas do centro, embora você não encontre mais barracas dispostas a lhe dar crédito como no divertido filme de De Sica. Se é verdade que só em Nápoles você pode provar a verdadeira pizza frita, nós propomos nossa versão para desfrutar dessa delícia irresistível em sua casa. Basta preparar a clássica massa de pizza e recheá-la com um rico e saboroso recheio, variando sempre com inspiração nos ingredientes da tradição, como na receita de pizza frita com ricota e ciccioli ou com mortadela e fiordilatte. Mas não se esqueça da regra fundamental desta receita: saboreie a pizza frita imediatamente, enquanto ainda "coce"!

Experimente também:

  • Croissants de pizza
  • Tiras de pizza frita
  • Panzerotti fritos
  • Panuozzo
  • Angelotes fritos
  • Battilocchio
  • Sanduíche frito recheado

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 pizzas
Farinha Manitoba 500 g
Água 320 g
Fermento biológico seco 2 g
Sal fino 10 g
para o recheio
Ricota 300 g - de Búfala
Tente 100 g
Tomates pelados 200 g
Salame 60 g - tipo napolitana
Manjericão 8 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para fritar
Óleo de sementes 1,3 l

Preparo

Para fazer a pizza frita, coloque na batedeira com gancho a farinha peneirada e o fermento biológico seco 1 (como alternativa ao fermento biológico seco, você pode usar 7 g de fermento biológico fresco). Adicione 1/4 de água 2 retirada da dose total e ligue a batedeira. Continue adicionando a água aos poucos enquanto a batedeira está em ação, certificando-se de que o líquido seja bem absorvido antes de adicionar mais. Assim que você tiver despejado ¾ da dose total de água, adicione também o sal 3, continuando sempre a amassar.

Adicione a parte restante da água 4, em fio, e deixe trabalhar até que a massa esteja bem presa ao gancho, obtendo uma mistura lisa e homogênea 5. Retire a massa da batedeira com a ajuda de uma espátula e coloque-a em uma superfície levemente enfarinhada 6

Estenda-a levemente com as mãos 7 e depois dobre as bordas em direção ao centro (8-9)

Em seguida, dobre o bloco sobre si mesmo 10 para dar-lhe uma forma esférica 11. Transfira a massa para dentro de uma tigela grande, cubra com filme plástico 12 e deixe crescer no forno desligado com a luz acesa, a uma temperatura de 25-28°, até que tenha triplicado de volume. Levará cerca de 3 horas.

Decorrido esse tempo, recupere a massa que terá triplicado e transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada 13. Forme uma barra 14, depois com uma espátula divida em 4 partes iguais, de cerca de 220 g cada 15,

trabalhe cada pedaço formando bolinhas 16. Transfira para uma bandeja as bolinhas de massa bem distantes umas das outras 17, cubra-as com filme plástico frouxo (caso contrário, a massa não se desenvolverá) e deixe crescer por mais 3 horas sempre no forno desligado com a luz acesa. Enquanto isso, prepare o recheio: corte em cubos pequenos o salame e a provolone 18. Prepare também as folhas de manjericão e a ricota: trabalhe-a por alguns instantes com uma colher em uma tigela para torná-la mais cremosa.

Após as 3 horas de fermentação, pegue suas bolinhas de massa 19 e estenda-as com as mãos em uma superfície levemente enfarinhada, você deve criar um disco circular irregular de cerca de 30 cm de diâmetro 20. Agora você pode cuidar do recheio, deve usar ¼ das doses dos ingredientes para cada pizza, recheando apenas metade e deixando alguns centímetros da borda. Então, estenda uma camada de ricota, depois amasse levemente os tomates pelados com um garfo e despeje-os sobre a ricota 21 salgue a gosto,

então tempere com alguns cubos de salame 22 e de provolone 23. Perfume com as folhas de manjericão fresco rasgadas à mão e apimente 24

Dobre a metade do disco não recheada 25 de modo a criar uma meia-lua 26. Sele bem as bordas para evitar que o recheio escape durante o cozimento. Uma vez feitas todas as 4 pizzas, você pode cuidar da fritura: aqueça o óleo em uma panela de borda alta, para uma fritura ótima deve alcançar 170°, insira um termômetro alimentício para monitorar melhor a temperatura. Mergulhe uma pizza de cada vez 27, enquanto cozinha e tomando cuidado, regue-a com uma colher com o óleo quente para cobri-la bem; cuide de virá-la delicadamente do outro lado para cozinhar de maneira homogênea e continue fritando até que a pizza esteja de uma bela cor dourada.

Escorra a pizza com uma escumadeira 28, coloque-a sobre um escorredor ou papel absorvente 29 para secar o excesso de óleo. A pizza frita está pronta para ser saboreada quente 30!

Conservação

A pizza frita é um prato para ser consumido imediatamente. Não se recomenda a conservação na geladeira e a congelação após o cozimento. É possível conservar a massa da pizza na geladeira por um dia coberta com filme plástico ou congelá-la.

Dica

Para o recheio da pizza frita, você pode substituir a ricota de búfala pela de vaca, cuidando de misturá-la com um pouco de creme de leite e salgá-la levemente.

Este recheio rico é bastante semelhante ao que se usa para fazer as abobrinhas a pullastiello, você conhece?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.