Polvo embriagado

/5

APRESENTAÇÃO

Definir o polvo embriagado como um prato principal de peixe é um pouco limitante, tantas são as possibilidades de usá-lo durante um almoço ou jantar. Além de ser um excelente prato principal, o polvo embriagado pode ser saboreado frio, como em salada, ou para preparar bruschettas originais.

Outra solução muito válida é usar o fundo de cozimento extremamente saboroso para temperar uma boa massa de espaguete, tendo talvez o cuidado de picar uma parte do polvo em pedaços menores.

Não perca também estas receitas com polvo:

  • Polvo alla luciana
  • Pasta com polvo à galega
  • Polvo alla luciana

 

INGREDIENTES
Polvo - de 1 kg
Alho 3 dentes
Vinho - vermelho 1/2 litro
Louro - algumas folhas
Pimenta - fresco 1
Azeite - extravirgem 6 colheres de sopa
Salsa - picado 3 colheres de sopa
Sal quanto baste

Preparo

Limpe o polvo em água corrente, removendo as vísceras, o dente central 1, os olhos 2 e, na medida do possível, a camada viscosa que cobre o polvo.

Agora corte o polvo em pedaços grandes, no máximo do tamanho de uma noz 4, cortá-lo em pedaços maiores só resultaria em prolongar os tempos de cozimento. Em uma panela, despeje o óleo e frite os dentes de alho inteiros 5, adicione as folhas de louro, a pimenta picada 6, tendo o cuidado de retirar total ou parcialmente as sementes caso não deseje um prato muito picante.

Agora adicione o polvo em pedaços 7 e salteie por alguns instantes, depois adicione o vinho tinto 8, um pouco de salsa picada 9, leve de volta à fervura e abaixe o fogo; cubra com uma tampa e cozinhe por pelo menos 40/50 minutos, dependendo da dureza do próprio polvo. Se o molho reduzir demais, adicione algumas colheres de sopa de água. Pouco antes de tirar o polvo embriagado do fogo, adicione uma generosa quantidade de salsa picada, ajuste o sal e deixe esfriar por alguns minutos.

Conselho

Se você gosta de um fundo de cozimento bastante denso, deixe o polvo embriagado esfriar por alguns minutos logo após o cozimento: ao esfriar, o fundo de cozimento tende a se tornar mais denso graças à gelatina contida no próprio polvo.

Curiosidade

Definir o polvo embriagado como um prato principal de peixe é um pouco limitante, tantas são as possibilidades de usá-lo durante um almoço ou jantar. Além de ser um excelente prato principal, o polvo embriagado pode ser saboreado frio, como em salada, ou para preparar bruschettas originais. Outra solução muito válida é usar o fundo de cozimento extremamente saboroso para temperar uma boa massa de espaguete, tendo talvez o cuidado de picar uma parte do polvo em pedaços menores.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.