Polvorones

/5

APRESENTAÇÃO

Quando se aproximam as festas de Natal, na Espanha se respira uma atmosfera mágica e, assim como na Itália, a comida assume um papel ainda mais importante porque se torna portadora de símbolos e tradições. Ao soar da meia-noite de 31 de dezembro, por exemplo, é obrigatório comer 12 bagos de uva como um desejo de boa sorte e prosperidade, enquanto no dia da Epifania não pode faltar na mesa o Roscon de Reyes para saborear no café da manhã com as crianças. Os polvorones são doces típicos que são preparados durante todo o período natalino e é costume oferecê-los como presente aos seus convidados e amigos, embalados como se fossem balas, para enriquecer os cestas de Natal faça você mesmo. À primeira vista muito simples, e de tamanho reduzido para poder ser comidos de uma só vez, esses biscoitos de Natal revelam apenas na degustação a origem do seu nome: a sua consistência é tão friável que lembra um pó que se dissolve na boca a cada mordida. O segredo desta peculiaridade se deve à torra da farinha, que é secada no forno antes de ser misturada com os outros ingredientes, dentre os quais também encontramos a banha, que muitas vezes é substituída por manteiga. Deixe-se envolver também pela deliciosa suavidade dos polvorones, deliciosos biscoitos para chá que podem se transformar em uma original ideia de presente: será uma maneira doce de compartilhar novas e saborosas tradições!

INGREDIENTES

Ingredientes para 40 polvorones
Farinha de amêndoas 80 g
Farinha tipo 00 250 g
Banha 135 g - frio
Açúcar de confeiteiro 80 g
Licor de anis 10 g
Canela em pó 1 pitada
Sal fino 1 colherinha
para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar os polvorones, primeiro junte a farinha de trigo e a farinha de amêndoas em uma tigela 1, misture bem e distribua a mistura em uma assadeira forrada com papel manteiga 2. Torre as farinhas em forno ventilado pré-aquecido a 130° por cerca de 20 minutos, em seguida, retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 30 minutos 3. Se o ventilador do seu forno for muito forte, para evitar que se dispersem, você pode torrar as farinhas em forno estático na mesma temperatura.

Uma vez esfriadas, transfira as farinhas torradas para a tigela de uma batedeira (ou em uma tigela grande, se trabalhar à mão), então adicione o açúcar de confeiteiro 4, o sal 5 e uma pitada de canela em pó 6;

adicione também o licor de anis 7 e a banha fria (como alternativa, conforme indicado na dica, você pode usar manteiga) 8 e misture com o gancho até que os ingredientes estejam bem incorporados 9.

Transfira a mistura obtida para uma superfície de trabalho e comece a trabalhar com as mãos 10: por não conter ovos, inicialmente a mistura parecerá difícil de compactar, mas no final você conseguirá obter uma massa lisa e uniforme 11. Envolva a massa em filme plástico 12 e deixe descansar em temperatura ambiente por 20 minutos.

Depois do tempo de descanso, abra a massa até uma espessura de 1 cm 13, em seguida, corte os biscoitos usando um cortador circular com 4 cm de diâmetro 14. Coloque delicadamente os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga 15 e asse em forno estático pré-aquecido a 160°-170° por cerca de 20 minutos, posicionando a assadeira na prateleira central.

Quando assados, os biscoitos estarão ainda um pouco macios a ponto de, ao tocá-los com a ponta do dedo, parte da massa ficar grudada: não se preocupe, eles solidificarão ao esfriar 16. Depois de deixá-los esfriar, polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro 17 e sirva os polvorones aos seus convidados 18 ou embrulhe-os em papel de seda para oferecer de presente aos seus amigos!

Conservação

Os polvorones podem ser conservados em local seco dentro de uma lata de biscoitos ou em sacos alimentares bem fechados por cerca de uma semana. Não se recomenda o congelamento.

Conselho

Para uma versão sem banha, você pode substituí-la tranquilamente por 100 gramas de manteiga. Varie os aromas a seu gosto utilizando, por exemplo, cascas de limão, cascas de laranja ou rum!

Curiosidade

A utilização da banha na receita dos polvorones parece ter sido imposta pela Inquisição Espanhola para reconhecer os judeus e os muçulmanos que se escondiam nas regiões mais ao sul da Espanha: dizem que foram os Mouros, de fato, que introduziram esses deliciosos biscoitinhos no país, que originalmente eram feitos com clara de ovo. Hoje é possível encontrar no comércio tanto a versão com banha quanto a com manteiga ou margarina.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.