Sopa de mexilhões à napolitana

- Sem lactose
- Energía Kcal 390
- Carboidratos g 11
- dos quais açúcares g 8.1
- Proteína g 39.1
- Gorduras g 20.4
- das quais gorduras saturadas g 3.65
- Fibra g 1.5
- Colesterol mg 290
- Sódio mg 855
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 50 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Alto
APRESENTAÇÃO
A sopa de mexilhões à napolitana é um prato de origem napolitana e uma das receitas mais utilizadas para a preparação de mexilhões, depois da mexilhões ao molho de pimenta e dos mexilhões à marinara. Existem diversas versões desse prato, mas todas concordam na preparação de um prato muito perfumado e rico que tem como protagonistas os mexilhões junto com outros ingredientes: polvo, camarões e lulas, temperados com tomates, alho e salsa. Para saborear melhor, também preparamos crocantes croutons de pão, que acompanham este prato suculento. A sopa de mexilhões à napolitana é consumida durante o período da Quaresma, como a típica omelete de scammaro, e especialmente na noite de Quinta-feira Santa; a tradição também exige que, além desses ingredientes, sejam adicionadas amêijoas e um toque picante saboroso dado pela pimenta. Coloque na mesa a sopa de mexilhões e aproveite toda a bondade do peixe e do molhinho que o acompanha!
Descubra também estas deliciosas sopas da tradição:
- Caldeirada à livornese
- Brodetto fanese
- Sopa de amêijoas
- Bouillabaisse à marselhesa
- Bisque
INGREDIENTES
- Mexilhões 1 ½ kg
- Polvo 1 kg
- Camarões 150 g
- Tomates pelados 600 g
- Alho 2 dentes
- Sal fino 1 g
- Sépias 300 g
- Azeite virgem extra 60 g
- Pimenta preta quanto baste
- Salsa 10 g
- Vinho branco 40 ml
- para os croutons
- baguete 1
- Azeite virgem extra 30 ml
Preparo

Para preparar a sopa de mexilhões à napolitana, comece com a limpeza do peixe, começando pelos camarões, removendo a cabeça 1 e a cauda, depois com os dedos retire a carapaça 2; faça uma incisão nas costas e retire o intestino interno (o filamento preto) puxando-o delicadamente com a ponta de uma faca 3 (alternativamente, você pode usar um palito de dente). Separe os camarões e passe para os mexilhões.

Enxágue os mexilhões em água corrente 4; depois, com o dorso da lâmina de uma faca, elimine todas as incrustações e os crustáceos (parasitas que se formam na concha) e, com um movimento enérgico, remova manualmente a barba (ou biso) que sai das válvulas 5 (para facilitar a operação, é possível segurar o biso com um pano). Sempre sob água corrente fresca e utilizando uma palha de aço (ou uma escova rígida), esfregue energicamente os mexilhões para eliminar todas as impurezas 6. Uma vez limpos, reserve.

Pegue as lulas e separe delicadamente a cabeça e os tentáculos do manto; lave bem em água corrente removendo a pena de cartilagem e o saco de tinta. Corte as lulas ao meio no sentido do comprimento 7 e depois corte em tiras 8. Em seguida, proceda à limpeza do polvo: enxágue em água corrente 9, transfira para um pano limpo e seco e seque com papel de cozinha.

Coloque-o sobre uma tábua de corte e, com uma faca, faça uma incisão no saco à altura dos olhos para removê-los 10; remova também o bico do polvo 11, depois amacie a carne do polvo batendo com um martelo de carne ou batedor de carne. Enxágue novamente o polvo em água corrente fria e extraia as entranhas do saco, lavando-o cuidadosamente por dentro. Lave e esfregue com as mãos a cabeça e os tentáculos para remover o máximo possível da película que os cobre. Cozinhe em uma panela de pressão por 10 minutos ou em uma panela normal por 40 minutos 12. Antes de escorrer, espete a carne com os dentes de um garfo para verificar se é o momento certo para retirá-lo do fogo.

Quando estiver pronto, escorra o polvo com a ajuda de uma escumadeira e deixe esfriar 13. Em seguida, transfira para uma tábua de corte e corte os tentáculos em pedaços 14. Doure um dente de alho com um fio de azeite em uma frigideira antiaderente 15.

Quando o alho estiver bem dourado, retire-o com uma pinça de cozinha e adicione os mexilhões; regue com o vinho branco 16 e cozinhe cobrindo com uma tampa 17, deixando que se abram espontaneamente 18: isso levará cerca de 5 minutos. Após esse tempo, verifique todos os mexilhões: aqueles que não se abriram devem ser descartados.

Desligue o fogo, escorra, conservando o líquido de cozimento 19. Separe as válvulas vazias das cheias, colocando estas últimas em um recipiente 20. Coloque no fogo uma panela grande com o alho inteiro e um fio de azeite. Doure o alho 21 e, quando estiver bem dourado, retire-o da panela.

Adicione as lulas, ajustando o sal e a pimenta a gosto, os camarões 22 e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos, mexendo com uma espátula. Em seguida, adicione o polvo e os mexilhões limpos 23, despejando todo o líquido de cozimento destes últimos 24.

Adicione os tomates pelados 25 e cozinhe por mais 10-15 minutos até reduzir o molho. Enquanto isso, prepare os croutons: corte a baguete em fatias de 3-4 cm de espessura 26, coloque as fatias em uma assadeira forrada com papel manteiga e regue cada crouton com um fio de azeite de oliva 27.

Coloque sob a grelha por 4-5 minutos e, quando os croutons estiverem bem dourados e crocantes 28, retire-os do forno. Poucos instantes antes do término do cozimento, finalize adicionando a salsa fresca picada 29: sua sopa de mexilhões à napolitana está pronta 30; agora basta servir, acompanhando com os crocantes e saborosos croutons que você preparou.