Spaghetti com pesto de sálvia e nozes

/5

APRESENTAÇÃO

O pesto alla genovese é com certeza o mais clássico, mas, graças à variedade de ingredientes que se podem utilizar na cozinha, existem infinitas maneiras de preparar esta saborosa salsinha, perfeita para temperar a massa! Hoje propomos os spaghetti com pesto de sálvia e nozes, uma delícia especialmente indicada para o inverno devido à presença dos pequenos buquês dos brócolis romanos. Para dar uma nota ainda mais rústica escolhemos utilizar spaghetti de 5 cereais que se envolverão junto à doçura dos tomatinhos confit em um turbilhão realmente apetitoso! Com poucos e simples ingredientes prepararão um primeiro prato de gosto decidido e encorpado, perfeito para um almoço em família... mesmo que lá fora o tempo não esteja dos melhores, com esta massa o ânimo voltará às alturas!

INGREDIENTES

Espaguete 5 cereais 320 g
Brócolis romano 750 g
para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 500 g
Azeite virgem extra quanto baste
Orégano quanto baste - seco
Açúcar mascavo quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o pesto de sálvia
Miolo de nozes 70 g
Azeite virgem extra 30 g
Queijo pecorino 20 g
Grana Padano DOP 20 g
Sálvia 10 g
Água 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os spaghetti com pesto de sálvia e nozes comece a preparar os tomatinhos confit. Lave-os e corte ao meio 1; depois disponha-os com a parte da polpa voltada para cima, em uma assadeira forrada com papel manteiga 2, espaçando bem entre eles. Tempere com óleo, sal 3

e pimenta preta 4. Polvilhe com o açúcar mascavo 5 e com o orégano seco esfarelado 6. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 140°C por 120 minutos, na prateleira do meio.

Quando faltarem cerca de 40 minutos para o cozimento dos tomatinhos, comece a preparar o pesto. Despeje no copo de um mixer as nozes 7, as folhas de sálvia bem lavadas e secas 8 e os dois tipos de queijo 9.

Tempere com uma pitada de sal, pimenta e adicione o óleo 10. Comece a bater com um mixer de imersão, despejando a água em fio 11 até obter um pesto liso e homogêneo que você transferirá para uma tigelinha 12.

Neste ponto, coloque no fogo uma panela cheia de água, salgada a gosto, e comece a limpar o brócolis romano: elimine a base 13 e com uma faquinha separe os buquês 14. Se estiverem muito grandes, corte-os ao meio 15.

Quando a água começar a ferver, adicione os brócolis 16 e cozinhe por cerca de 7 minutos; depois adicione os spaghetti e continue a cozinhar por mais 8 minutos 17. Neste ponto, seus tomatinhos confit estarão prontos, retire do forno 18

e transfira-os para uma frigideira junto com o pesto 19. Assim que a massa estiver cozida, mas ainda al dente, escorra-a reservando a água de cozimento 20. Transfira para a outra frigideira com o pesto, adicionando também os brócolis 21,

adicione uma concha de água de cozimento 22 e salteie tudo com o fogo desligado 23. Sirva e saboreie seus spaghetti com pesto de sálvia e nozes ainda quentes 24.

Conservação

Recomenda-se consumir os spaghetti ao pesto de sálvia e nozes recém-preparados; alternativamente, podem ser conservados por um dia na geladeira.

Os tomatinhos confit podem ser conservados por 2-3 dias na geladeira, enquanto o pesto fechado em um pote de vidro se conservará por 3-4 dias.

Dica

Se preferir, você pode se adiantar preparando o pesto e os tomatinhos confit com antecedência.
Se você não gosta de nozes, pode utilizar outras frutas secas, como amêndoas, avelãs ou pinhões.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.