Pesto de rúcula
- Muito fácil
- 5 min
- Kcal 502
 
				Os tonnarelli ao pesto de rúcula são um prato principal muito simples de preparar, um perfeito prato principal de verão: basta processar poucos ingredientes como rúcula fresca, azeite de oliva, pinhões e queijo ralado para obter um molho perfumado, feito em poucos minutos, mas com um sabor envolvente e delicioso. Também chamados de spaghetti alla chitarra, os tonnarelli são um formato de massa de ovo semelhante ao espaguete, mas com seção quadrada, ideais para molhos de todos os tipos: dos mais ricos como o de vôngoles, cogumelos porcini e tomatinhos, aos mais delicados como o que agora propomos.
A versão ao pesto de rúcula tem um sabor leve, onde o retrogosto amargo da rúcula é equilibrado pelos pinhões e pelo queijo ralado: uma alternativa ao clássico pesto genovês.
 
										Para preparar os tonnarelli ao pesto de rúcula, comece aquecendo a água do macarrão até ferver.
Enquanto isso, prepare o pesto: depois de lavar e secar bem a rúcula, transfira-a para um processador, ao qual você deve adicionar os pinhões 1, o sal, o alho, o Grana Padano DOP 2 e metade da quantidade de azeite de oliva 3.
 
										Acione o processador várias vezes, adicionando o azeite restante em fio, pouco a pouco, até atingir a consistência cremosa desejada 4. Uma vez pronto, proceda cozinhando os tonnarelli em água fervente salgada a gosto 5; em seguida, transfira o pesto para uma frigideira antiaderente.
 
										Quando a massa estiver al dente, antes de escorrer, misture o pesto com uma concha de água do cozimento 7. Escorra a massa e misture-a por alguns instantes no pesto de rúcula, em fogo alto 8.
Seus tonnarelli ao pesto de rúcula estão prontos para serem servidos 9.