Torta brulê de limão

/5

APRESENTAÇÃO

A torta brulê de limão é uma sobremesa com um coração macio e irresistível, formada por uma base de massa podre recheada com um creme doce e aveludado, aromatizado com raspas e suco de limão. Para dar uma consistência mais firme ao creme, é adicionada creme de leite "engrossado", um termo na confeitaria que indica um composto trabalhado por pouco tempo para que fique quase semimontado. O toque final desta torta é o efeito brulê que é realizado caramelizando o açúcar mascavo na superfície com um maçarico. Você pode, alternativamente, usar o grill do forno para dar à sua torta brulê de limão o típico aspecto amarronzado.

INGREDIENTES

Ingredientes para a base
Manteiga 195 g - frio
Farinha tipo 00 325 g
Açúcar 75 g
Açúcar de confeiteiro 25 g
Ovos 1
Gemas 2
Sal fino 2 pitadas
Para o recheio
Limões 6
Ovos 8
Creme de leite fresco líquido 250 g
Açúcar 350 g
Para caramelizar
Açúcar mascavo quanto baste

Preparo

Na tigela de uma batedeira, coloque a manteiga fria em cubos, adicione o açúcar granulado e de confeiteiro já misturados 1, adicione também o sal 2 e misture com a pá até obter um composto com uma consistência esfarelada. Neste ponto, adicione a farinha peneirada 3 e misture por mais alguns segundos para incorporá-la ao resto.

Adicione também o ovo inteiro e as gemas 4 (você pode reservar uma clara que servirá para pincelar posteriormente) e continue a trabalhar a massa; assim que tiver uma consistência menos grossa, transfira para uma superfície de madeira, compacte a massa com as mãos, procurando trabalhar o mínimo possível, apenas o tempo suficiente para absorver o composto seco ainda não compactado 5. Forme um bloco, achate-o levemente e embrulhe em filme plástico 6; deixe descansar por pelo menos 40 minutos na geladeira.

Passado o tempo necessário, você poderá retirar o bloco, então posicione-o sobre uma folha de papel manteiga e estenda levemente com o rolo 7. Depois, coloque outra folha de papel manteiga 8 e termine de estender o bloco para formar um disco com cerca de 6-7 mm de espessura 9.

Unte levemente uma forma de 25 cm de diâmetro com fundo alto; remova o papel manteiga que cobre o disco, enrole delicadamente o disco de massa no rolo 10 e desenrole delicadamente sobre a forma 12, fazendo aderir bordas e fundo 12.

Refine as bordas com a lâmina de uma faca pequena 13, deixando-as com cerca de 2,5 cm de altura. Em seguida, faça furos no fundo com os dentes de um garfo e coloque um disco de papel manteiga 14 sobre o qual colocar os pesos para a cocção às cegas da base 15: asse a massa em forno estático pré-aquecido a 165°C por 40-50 minutos (155°C por cerca de 30-40 minutos se forno ventilado).

Enquanto isso, dedique-se ao creme: em uma tigela, adicione os ovos e o açúcar aos poucos (em três partes estará bom) 16, bata com o batedor manual até obter um composto claro e espumoso 17; rale as raspas de seis limões (com os limões sem casca você pode fazer uma limonada fresca) 16

adicione ao composto 19 junto com o suco coado de dois limões 20. Em separado, trabalhe o creme de leite fresco líquido com uma batedeira, de modo a obter uma consistência "engrossada" (deve ficar bem cremosa) 21;

adicione ao composto de ovos e açúcar 22 e misture com um batedor. Cubra com filme plástico em contato e coloque na geladeira para firmar por pelo menos 40 minutos. Quando a base da torta brulê estiver assada, retire do forno e deixe amornar, depois pincele o fundo com a clara 23 e coloque de volta no forno na mesma temperatura por alguns minutos para que seque e doure. Em seguida, retire a massa e despeje o creme dentro da torta com a ajuda de uma concha 24, depois coloque de volta no forno a 125-130°C por cerca de 150 minutos (se forno ventilado a 115-120°C por 130 minutos). O tempo varia de acordo com o quanto você deixar o recheio descansar na geladeira, quanto mais esfriar mais tempo levará para assar.

Quando a torta estiver amarronzada na superfície, retire do forno e deixe amornar, depois desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Em seguida, polvilhe a superfície com açúcar mascavo 25 e caramelize com o maçarico 26. Sirva a torta brulê de limão bem amarronzada na superfície 27!

Conservação

A torta pode ser conservada na geladeira por no máximo 4-5 dias coberta com filme plástico. Não é recomendável congelar para evitar perder a cremosidade do recheio.

Conselho

Se você não possui um maçarico, pode caramelizar a torta brulê ativando o grill do forno, colocando-a em uma assadeira e tendo o cuidado de não deixar escorrer muito das bordas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.