Torta de Amaretti e Chocolate

/5

APRESENTAÇÃO

A torta de amaretti e chocolate é uma sobremesa deliciosa e impressionante, perfeita para qualquer ocasião! O que se esconde sob essas pequenas esferas de massa? À primeira vista, este será o primeiro pensamento dos seus convidados, mas temos certeza de que ao experimentarem, descobrirão do que se trata. O doce sabor dos amaretti combina perfeitamente com o creme de chocolate amargo, e o sabor de amêndoa deles deixará um agradável retrogosto na boca. Nossa clássica massa frolla será o recipiente perfeito para conter tanta delícia! Esta torta de amaretti e chocolate é uma sobremesa crocante e cremosa, ideal para encerrar um jantar ou o almoço de domingo!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma torta de 24 cm
Farinha tipo 00 500 g
Ovos 110 g - (cerca de 2)
Açúcar de confeiteiro 200 g
Manteiga 250 g - frio
Casca de limão 1
para o creme
Leite inteiro 150 g
Creme de leite fresco líquido 110 g
Ovos 120 g - (cerca de 2)
Açúcar 60 g
Amido de milho (maizena) 30 g
Chocolate amargo 200 g
para o recheio
Amaretti 90 g - (cerca de 40)
para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de amaretti e chocolate, comece pela massa. Despeje a farinha em um processador, junto com a manteiga fria cortada em pedaços 1. Ligue as lâminas repetidamente até obter uma mistura arenosa. Usar o processador intermitentemente evitará que a massa aqueça demais. Pare as lâminas e adicione o açúcar de confeiteiro 2, junto com o ovo ligeiramente batido e a casca ralada de um limão 3.

Ligue novamente o processador por alguns instantes, desta vez diminuindo a velocidade para que as lâminas misturem a massa sem triturar 4. Assim que a mistura estiver homogênea 5, transfira-a para uma superfície e trabalhe-a rapidamente com as mãos, apenas o tempo necessário para obter uma massa lisa e homogênea. Envolva-a em filme plástico 6 e deixe descansar por 2 horas na geladeira.

Enquanto isso, prepare o creme. Pique o chocolate finamente, depois em uma panela despeje o leite e o creme de leite 7 e aqueça até ferver. Enquanto isso, em outra tigela, bata os ovos junto com o açúcar 8, adicione o amido de milho 9 e misture até obter uma mistura sem grumos.

Quando o leite e o creme de leite atingirem a fervura, despeje sobre a mistura de ovos mexendo com um batedor 10. Transfira tudo de volta para a panela 11 e continue cozinhando, mexendo continuamente até engrossar. Neste ponto, desligue o fogo, adicione o chocolate 12

e continue mexendo 13 até que esteja completamente derretido e o creme o tenha absorvido 14. Transfira então o creme obtido para dentro de uma tigela e cubra com filme plástico em contato. Deixe esfriar, depois leve à geladeira.

Agora, pegue a massa e divida ao meio 16. Abra a massa usando um pouco de farinha 17, até obter uma espessura de meio cm 18.

Transfira a massa assim obtida para dentro de uma forma de torta de 24 cm 19. Faça a massa aderir bem à forma, depois com uma leve pressão usando o rolo, elimine a massa em excesso 19. Alternativamente, você pode usar uma faca de lâmina lisa. Se o descarte for muito, trabalhe-o junto com a massa reservada e coloque na geladeira por alguns minutos. Neste ponto, com os dentes de um garfo, faça furos no fundo da torta 21

e despeje dentro o creme de confeiteiro de chocolate 22. Alise levemente a superfície, depois coloque os amaretti dentro, dispondo-os de forma ordenada, tentando não deixar espaços vazios 23. Estenda a massa restante até obter uma espessura de meio cm 24

e use-a para cobrir a torta 25. Faça a massa aderir bem à de baixo, fazendo uma leve pressão 26 e elimine o excesso de massa 27.

Neste ponto 28, asse a torta em forno estático pré-aquecido a 170° por cerca de 55 minutos. Depois retire do forno 29 e deixe esfriar. Neste ponto, desenforme a torta e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir 30.

Conservação

A torta de chocolate e amaretti pode ser conservada na geladeira bem coberta por 2-3 dias.

Conselho

Se preferir, você pode usar chocolate ao leite em vez de chocolate amargo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.