Torta de chocolate e morangos

- Vegetariano
- Energía Kcal 370
- Carboidratos g 39.9
- dos quais açúcares g 29.4
- Proteína g 6.7
- Gorduras g 20.3
- das quais gorduras saturadas g 11.31
- Fibra g 0.9
- Colesterol mg 145
- Sódio mg 55
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 50 min
- Porção: 12 Pessoas
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de resfriamento da base da torta
APRESENTAÇÃO
Morangos e chocolate: comida dos deuses! Se você quer provar algo "celestial", esta é a sobremesa dos seus sonhos: bolo de chocolate e morangos. Os antigos romanos, como se sabe, eram um povo que conhecia muito bem as regras de uma boa alimentação e sabia desfrutar dos prazeres da mesa. Entre os alimentos favoritos estavam também eles, os morangos: este fruto fresco e doce parecia ser consumido principalmente durante as festas em homenagem ao deus Adônis, uma das figuras mais complexas da mitologia clássica. Depois de combiná-lo com muitos outros ingredientes, incluindo o mascarpone, hoje propomos combiná-lo com chocolate amargo para criar uma sobremesa soberba, adequada para todas as ocasiões especiais como um aniversário, o Dia das Mães ou simplesmente para mostrar a alguém o quanto é importante para você! O bolo de chocolate e morangos nasce da sublime combinação entre esses dois ingredientes, suavemente unidos por um creme chantilly fofo como uma nuvem. O que mais pedir? Basta escolher o momento para se deliciar com uma fatia deste fabuloso bolo de chocolate e morangos!
INGREDIENTES
- Ingredientes para a base (para uma forma de 24 cm de diâmetro)
- Chocolate amargo 140 g
- Manteiga 75 g
- Ovos 6 - médias
- Açúcar 180 g -
- Amido de milho (maizena) 50 g
- Farinha tipo 00 100 g -
- Fermento em pó para bolos 16 g -
- Para rechear e decorar
- Creme de leite fresco líquido 500 g
- Fava de baunilha 1
- Açúcar de confeiteiro 40 g
- Morangos 300 g - frescas
- Chocolate amargo 10 g
Preparo

Para preparar o bolo de chocolate e morangos, comece pela base de chocolate: pique grosseiramente o chocolate amargo 1, depois derreta em banho-maria mexendo para derreter 2; uma vez derretido, você pode adicionar a manteiga 3.

Deixe derreter completamente, sempre mexendo 4, depois deixe esfriar. Na tigela de uma batedeira equipada com um batedor (ou com um batedor elétrico) trabalhe as gemas com metade do açúcar refinado, ou seja, 90 g 5; quando estiverem claras e espumosas, adicione o chocolate derretido que terá esfriado 6, continuando a bater em velocidade média até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, peneire juntos a farinha, o amido de milho e o fermento e adicione-os à mistura uma colher de cada vez, continuando a manter a batedeira em velocidade baixa 7, até obter uma mistura homogênea e compacta. Se você não tiver uma batedeira, pode usar uma espátula ou uma colher de pau e incorporar a farinha aos poucos. É muito importante nesta fase fazer com que os ingredientes secos sejam bem absorvidos pela mistura. Em uma tigela separada, bata as claras com um batedor elétrico 8 e quando estiverem claras e espumosas, adicione aos poucos os 90 g restantes de açúcar refinado 9.

Incorpore as claras à massa de chocolate, aos poucos e misturando de cima para baixo, muito delicadamente: comece adicionando duas colheres, para amolecer a massa, depois continue a incorporar as claras restantes misturando de baixo para cima 10, até obter uma mistura lisa e cremosa. Unte e forre com papel manteiga uma forma de 24 cm de diâmetro, depois despeje a mistura 11 e nivele com uma espátula, se necessário, para uniformizar a superfície 12. Asse o bolo de chocolate na prateleira baixa ou do meio do forno estático a 180° por cerca de 50 minutos (se usar forno ventilado, tente a 160° por cerca de 40 minutos). Se notar que a superfície está escurecendo demais, após os primeiros 30 minutos de cozimento, você pode cobrir com uma folha de papel alumínio ou papel manteiga e continuar cozinhando.

Verifique com um palito se o bolo de chocolate está pronto, depois retire do forno e deixe esfriar 13 e em seguida desenforme sobre uma grade para esfriar completamente. Esta etapa é muito importante, para não correr o risco de quebrar o bolo ao cortar. Enquanto a base esfria, você pode dedicar-se ao recheio e à decoração: pegue os morangos, lave-os, seque-os delicadamente e deixe 6 inteiros (dos quais apenas um com as folhinhas), enquanto nos outros retire a parte com as folhinhas verdes 14 e corte-os em 4 fatias cada 15.

Em seguida, passe ao creme chantilly: na tigela de uma batedeira ou em uma tigela com um batedor elétrico, bata o creme de leite fresco, adicionando as sementes de uma fava de baunilha 16 e o açúcar de confeiteiro 17 até obter um creme bem batido e macio 18; transfira-o para um saco de confeitar com bico estrela.

Uma vez que sua base esteja bem fria, você pode dividi-la ao meio fazendo cortes ao redor com uma lâmina e depois cortando a base aos poucos em duas partes 19. Siga as dicas que você encontra na página do nosso site: como cortar o pão de ló. Uma vez dividida ao meio, recheie a base com o creme chantilly começando pelas bordas até o centro 21.

Em seguida, decore com as fatias de morangos frescos, dispostas próximas, começando pelas bordas 22 e preenchendo gradualmente toda a superfície (23-24).

Então, feche com o outro disco do bolo 25, pressione levemente e cubra a superfície com o creme chantilly restante 26, usando a espátula para criar um efeito de decoração suave 27.

Decore no centro com os moranguinhos inteiros, colocando no centro aquele que você deixou com as folhinhas 28. Espalhe o restante da superfície com lascas de chocolate amargo 29 e seu bolo de chocolate e morangos está pronto para ser servido 30!