Torta de ricota e amarena

/5

APRESENTAÇÃO

Existem receitas tradicionais ligadas ao território em que nascem e que adquirem um sabor mais intenso se degustadas justamente nesses lugares, onde o tempo parece ter parado. Se você passar por Roma, deve reservar um momento para provar a torta de ricota e amarena no bairro do gueto. A receita original, de fato, pertence à tradição judaica e entrou totalmente nas preparações da gastronomia romana.
Seguindo passo a passo a preparação, você obterá um doce de massa frola macia com um coração de ricota, creme de confeiteiro e amarena. Três camadas de sabor presas em uma única torta que equilibram de forma deliciosa a doçura da ricota e do véu de creme com o sabor agradavelmente ácido da amarena, a variedade mais selvagem das cerejas.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa frola (para uma forma de 28 cm)
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 400 g
Açúcar 130 g
Gemas 4
Claras 2
Fermento em pó para bolos 5 g
Casca de limão 1 - (não processado)
Sal fino 1 pitada
Para o creme de confeiteiro
Creme de leite fresco líquido 25 g
Leite inteiro 100 g
Açúcar 35 g
Amido de arroz 15 g
Gemas 2
Fava de baunilha - meia vagem
Para o creme de ricota
Ricota de ovelha 800 g
Açúcar 280 g
Para o recheio
Cerejas ácidas 1 kg
Açúcar - granulado 100 gr
Para pincelar
Ovos 1
Creme de leite fresco líquido 1 colher

Preparo

Para preparar a torta de ricota e amarena, derreta a manteiga em fogo muito baixo, depois deixe esfriar. Em uma tigela, coloque a farinha peneirada, o açúcar e o fermento 1. Rale a casca do limão 2 e faça um buraco no centro e coloque as gemas 3,

as claras 4 e por último a manteiga derretida 5. Misture os ingredientes diretamente na tigela 6, depois trabalhe em uma superfície apenas o tempo necessário para formar uma massa lisa.

Forme um retângulo e envolva com filme plástico 7, depois coloque na geladeira para firmar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, prepare o creme: em uma panela, coloque as gemas, o açúcar 8, misture com um batedor e acrescente também o amido de arroz 9. Como alternativa, você pode usar amido de milho ou fécula de batata.

Adicione o creme de leite e o leite (10-11), misture com o batedor para incorporá-los e acenda o fogo baixo. Adicione as sementes de meia fava de baunilha e cozinhe o creme continuando a mexer com o batedor 12

até obter a consistência cremosa ideal 13; transfira o creme para uma tigela e cubra ainda quente com filme plástico em contato 14 para que, ao esfriar, não forme aquela película incômoda na superfície. Quando esfriar em temperatura ambiente, coloque na geladeira. Enquanto isso, pegue a ricota (que você deve ter escorrido por pelo menos duas horas ou, melhor ainda, na noite anterior) e peneire-a com uma peneira fina, repetindo a operação várias vezes para torná-la mais cremosa 15.

Adicione o açúcar de confeiteiro 16 e misture para incorporar os ingredientes; cubra o creme e coloque na geladeira. Agora dedique-se às amarenas: retire o talo e o caroço de cada uma 17 e depois coloque na panela 18

adicione o açúcar 19 e cozinhe em fogo moderado com a tampa por pelo menos 20 minutos ou até o líquido quase secar, mexendo de vez em quando 20. Nesse ponto, desligue o fogo e deixe esfriar. Então, pegue a frola, estenda metade da massa em um disco com cerca de meio cm de espessura 21

unte e enfarinhe uma forma de 28 cm de diâmetro; enrole o disco de frola no rolo e desenrole sobre a forma. Passe o rolo pelas bordas para eliminar a massa em excesso 22 (você pode juntar as sobras à outra metade da frola), faça a frola aderir perfeitamente à forma e cubra o fundo com uma camada de creme de confeiteiro 23, depois adicione também as amarenas cozidas, já frias 24

e cubra tudo com o creme de ricota 25, distribuído uniformemente. Estenda a outra metade da massa frola junto com as sobras e cubra com o disco obtido 26. Sele bem as bordas para que o recheio não saia durante o cozimento, depois pincele a superfície com um ovo batido com uma colher de creme de leite 27. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 50 minutos (160° por 40 minutos se forno ventilado).

Uma vez assada, retire do forno e deixe esfriar 28, depois vire para formar 29 e sirva a torta de ricota e amarena para uma sobremesa deliciosa 30!

Conservação

Conserve a torta de ricota e amarena na geladeira coberta com filme plástico por 2-3 dias.
Você pode congelar se tiver usado ingredientes frescos não descongelados.

Dica

Se não gostar do sabor ácido das amarenas, você pode sempre optar por cerejas, seguindo o mesmo procedimento, mas cozinhando-as sem açúcar!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.