Torta de morango fresco
- Médio
- 60 min
A torta de ruibarbo é uma deliciosa e requintada sobremesa de sabor vintage que tem como protagonista o ruibarbo, uma planta herbácea perene originária da China e do Tibete. Seu nome deriva do grego e é composto pelas palavras “ra”, planta, e “barbaron”, para indicar sua disseminação entre as tribos ditas bárbaras. A chegada do ruibarbo ao Ocidente é mais recente e ocorreu através da colonização inglesa: ainda hoje, seu uso na culinária é típico principalmente dos países anglo-saxões. Mas o charme deste vegetal tão peculiar não deixou indiferentes nem mesmo os gulosos da área mediterrânea, como nós do Giallozafferano, que nos apaixonamos pelo gosto doce, delicado e agradavelmente azedinho desta planta vinda de longe, e nos aventuramos na preparação de Torta de ruibarbo com creme de limão e Geleia de ruibarbo! Para um chá em perfeito estilo inglês, combine a torta de ruibarbo com um bom earl grey e um livro de aventura: entre os vapores do chá e da fantasia, e com o gosto exótico do ruibarbo que derrete na boca, parecerá que você está a bordo do Orient Express!
Para preparar a torta de ruibarbo, comece cuidando do recheio: limpe o ruibarbo, removendo as folhas e os filamentos como se fosse um aipo. Corte o talo do ruibarbo em pedaços 1, depois limpe os morangos e corte-os em 4 2. Junte morangos e ruibarbo em uma tigela 3,
adicione o açúcar 4 e misture bem 5, depois cubra com filme plástico 6 e deixe descansar por 2-3 horas, para permitir que o ruibarbo libere seu líquido.
Após o tempo necessário, transfira os morangos e o ruibarbo para uma panela 7 e cozinhe por 10 minutos em fogo médio, depois por mais 50-60 minutos em fogo baixo. Neste ponto, dissolva o amido de batata na compota 8 e deixe a mistura no fogo até atingir 108° (você pode verificar a temperatura com um termômetro de cozinha) 9.
Quando a compota de ruibarbo estiver pronta, transfira-a para uma tigela para esfriar 10. Enquanto isso, cuide da Massa podre: no processador, junte a farinha e a manteiga fria da geladeira cortada em pedaços 11. Bata tudo até obter uma mistura com aspecto de areia, depois despeje sobre a bancada, formando a clássica forma de fonte, e adicione o açúcar de confeiteiro 12.
Incorpore também a casca de limão ralada e as gemas 13, e amasse brevemente 14, apenas o suficiente para tornar a massa compacta. Forme um bloco, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Após o tempo necessário, estenda a massa com um rolo até cerca de 1 cm de espessura 15.
Com o rolo, estenda-a no interior de uma forma de torta com fundo de 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, fazendo-a aderir à base e às bordas com pequenas pressões dos dedos 16. Com uma faca, elimine o excesso de massa, guardando-o, e fure a base da torta com os dentes de um garfo 17. Amasse novamente o excesso de massa e estenda-o novamente para cortar, com um cortador de massa, tiras 18 que você usará para decoração.
Despeje a compota de morangos e ruibarbo dentro da base de massa 19 e complete dispondo as tiras de massa sobre a superfície da torta 20 para formar losangos. Asse em forno estático preaquecido a 180° por 40 minutos (ou a 160° por 30 minutos se em forno ventilado), depois retire sua torta de ruibarbo do forno 21 e deixe esfriar antes de desenformar!