Torta espiral de café

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo espiral de café é uma deliciosa rosa de massa aromatizada com café e cardamomo e recheada com um recheio perfumado de canela.
Para tornar a preparação ainda mais especial, faz-se uma base de caramelo de modo que, ao final do cozimento, ao virar o bolo, se obtenha uma superfície dourada e saborosa. 
O bolo espiral é chamado assim porque é formado por pequenos retângulos de massa recheada que, dispostos em sentido circular, criam um bonito motivo espiral que lembra as pétalas de uma rosa.
O bolo espiral de café é uma sobremesa irresistível que exala sabores e aromas a cada mordida, sirva-o como sobremesa ou saboreie-o no lanche acompanhado de uma xícara de chá.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 22 cm de diâmetro)
Farinha tipo 00 430 g
Manteiga 60 g - macio
Açúcar 50 g
Leite inteiro 50 g
Água 50 ml
Ovos 160 g - (cerca de 3)
Extrato de café 10 g
Fermento biológico seco 3 g
Cardamomo 1 pitada
Sal fino 1 colherinha
para o recheio
Manteiga 100 g - amolecido
Açúcar mascavo 100 g
Farinha tipo 00 35 g
Extrato de café 10 g
Canela em pó 1 pitada
para o caramelo
Açúcar 350 g
Água 150 g

Preparo

Para fazer o bolo espiral de café, comece pela massa base: coloque na tigela de uma batedeira com batedor tipo K a farinha peneirada, adicione o cardamomo 1, uma pitada de sal 2, o açúcar granulado 3.

À parte, em uma tigelinha, dissolva o fermento desidratado (ou 9 g de fermento biológico fresco) na água (4-5), e misture o extrato de café (ou a mesma quantidade de café solúvel) no leite 6.

Neste ponto, incorpore à farinha o fermento dissolvido na água 7 e o extrato de café misturado no leite 8. Em seguida, adicione os ovos 9 e ligue a batedeira para misturar os ingredientes;

depois substitua o batedor tipo K pelo gancho de amassar 10, adicione a manteiga em pedaços, pouco a pouco 11, e continue amassando até obter uma massa lisa e bem homogênea 12.

Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico 13 e deixe crescer por 3 horas no forno desligado com a luz acesa até dobrar de volume. Enquanto isso, prepare o recheio: coloque em uma tigela a manteiga amolecida 14, aromatize o açúcar mascavo com a canela 15

e depois adicione-o à manteiga 16, misture os ingredientes 17 e incorpore a farinha peneirada 18. Por fim, adicione o extrato de café (ou a mesma quantidade de café solúvel em pó)

e misture novamente para obter um creme sem grumos e homogêneo 19. Unte uma forma de 22 cm de diâmetro e forre-a com papel manteiga seguindo as instruções que você encontra na seção Forrar uma forma com papel manteiga. Faça o caramelo com água seguindo nossa receita de caramelo e despeje no fundo da forma 20 (não é recomendado usar uma forma com aro removível, pois o caramelo pode vazar durante o cozimento). Reserve o recheio e pegue a massa que dobrou de volume 21

estenda-a sobre uma superfície enfarinhada criando uma folha retangular de cerca de 30x45 cm 22. Recheie a folha com o recheio 23 e, em seguida, corte tiras com largura de 6 cm 24.

Enrole uma das tiras mais externas 25 de forma a criar uma roseta e coloque-a no centro da forma 26; depois corte as tiras para obter retângulos de 6 x 10 cm 27.

Coloque cada retângulo na posição vertical ao redor da roseta central criando um motivo espiral (28-29). Deixe o bolo crescer no forno desligado por 30 minutos. Asse o bolo em forno estático pré-aquecido a 200°C por 20 minutos e depois continue por mais 10 minutos a 180°C (se usar forno ventilado, asse a 180°C por 15 minutos e depois a 160°C por 5 minutos). Ao final do cozimento, retire o bolo do forno, deixe esfriar e depois vire-o em um prato de servir 30, o seu bolo espiral de café está pronto para ser saboreado!

Conservação

Recomenda-se conservar o bolo espiral de café sob uma cúpula de vidro por no máximo 2-3 dias. Não é recomendado congelar.

Dica

Se quiser variar o aroma, pode substituir o extrato de café por extrato de baunilha e adicionar uma pitada de gengibre no lugar do cardamomo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.