Torta fria de damasco

/5

APRESENTAÇÃO

Os doces sem cozimento são a solução perfeita para quem não quer abrir mão da sobremesa mesmo no verão! E os cheesecakes geralmente são os mais populares nesse sentido, porque são frescos e deliciosos. Para o bolo gelado de damascos, nos inspiramos justamente no famoso doce de queijo anglo-saxão: a base de biscoitos secos e o recheio lembram muito um clássico cheesecake! Nesta receita, o creme que realizamos tem um sabor mais delicado, porque é preparado com iogurte grego e mascarpone. Fatia após fatia, você saboreará a doçura dos damascos frescos, a consistência macia do recheio e a deliciosa base crocante, para um lanche fresquinho em companhia, nos dias mais quentes de verão!

Aproveite a temporada de damascos para preparar também uma deliciosa torta!

Descubra também a fresca delícia do bolo gelado ao creme!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base (para uma forma de 24 cm)
Biscoitos secos 180 g
Manteiga 100 g - coxa
para o creme
Iogurte grego 500 g
Mascarpone 500 g
Gelatina em folhas 12 g
Leite inteiro 60 g
Açúcar de confeiteiro 100 g
Casca de limão 1
para a decoração
Damascos 300 g - salgados e doces
Geleia de damasco 40 g - para pincelar

Preparação

Para preparar o bolo gelado de damascos, comece pela base do bolo. Derreta a manteiga e deixe esfriar um pouco. Triture em um mixer os biscoitos secos 1 até esfarelá-los finamente 2. Em seguida, transfira-os para uma tigela na qual você adicionará a manteiga 3 aos poucos,

enquanto mistura os ingredientes com uma colher para incorporá-los e obter uma mistura arenosa 4. Em seguida, pegue uma forma de 24 cm de diâmetro, unte-a e forre-a com papel manteiga. Despeje a mistura de biscoito e manteiga 5 e nivele-a para cobrir uniformemente toda a base, ajudando-se com as costas de uma colher 6. Coloque na geladeira para firmar por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o creme. Coloque as folhas de gelatina de molho em uma tigela com água fria 7. Deixe amolecer por pelo menos 10 minutos. Em seguida, pegue uma panela onde você vai despejar o leite 8. Aqueça até quase ferver e desligue o fogo. Em seguida, pegue a gelatina amolecida, escorra e esprema bem e adicione ao leite 9.

Derreta a gelatina completamente com a ajuda de um batedor manual 10. Deixe esfriar um pouco e, enquanto isso, continue com a preparação do creme de iogurte e mascarpone. Em uma tigela grande, misture o iogurte e o mascarpone 11. Incorpore os ingredientes com a ajuda do batedor e, aos poucos, acrescente também o açúcar de confeiteiro 12.

Rale a casca de um limão não tratado 13 e junte a mistura de leite e gelatina já morna 14. Misture para uniformizar os ingredientes 15.

Em seguida, retire a forma da geladeira e despeje nela o creme de iogurte e mascarpone 16. Nivele com uma espátula 17 e coloque na geladeira para endurecer por pelo menos 4 horas 18.

Agora dedique-se à decoração. Lave os damascos, seque-os e corte-os ao meio 19. Remova o caroço 20 e corte cada metade em fatias finas 21.

Após 2 horas, retire o bolo da geladeira verificando se o creme compactou e desenforme. Retire delicadamente o anel da forma removível e retire o papel manteiga das bordas do bolo 22. Para remover o papel do fundo, use duas espátulas planas e longas para inserir entre o fundo e o próprio papel e transfira o bolo para um prato de servir. Nivele, se necessário, as bordas laterais do bolo 23. Em seguida, comece a dispor as fatias de damasco 24.

Disponha-as criando um desenho em espiral a partir das bordas do bolo 25 até cobrir também sua parte interna. Você pode dispor os damascos formando um motivo de rosa no centro. Finalmente, pegue a geleia de damasco e, com a ajuda de um pincel, espalhe uniformemente sobre a superfície do bolo 26, cobrindo os eventuais espaços entre as frutas. Agora, o doce está pronto e só resta saborear seu bolo gelado de damascos 27!

Conservação

O bolo gelado de damascos pode ser conservado na geladeira por no máximo 2-3 dias, coberto com uma cúpula de vidro.

Pode ser congelado já em porções.

Conselho

Quer um efeito "explosão" de damascos? Então adicione também pequenos pedaços na mistura de iogurte e mascarpone!

Curiosidade

Embora muito difundidos na Itália, os damascos são uma fruta originária da China, onde eram cultivados já por volta de 2000 a.C. De lá, espalharam-se para a Pérsia e Armênia, mas foi somente com a conquista de Carlos Magno que esta fruta de muitas propriedades chegou também à Itália.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.