Torta tenerina de café

/5

APRESENTAÇÃO

A torta tenerina é uma variação do tradicional bolo de Ferrara, perfumado com café.
Este doce é caracterizado por uma base macia e úmida de chocolate amargo que cria uma combinação perfeita com o aroma do café.
Para os amantes de chocolate e café, este é o doce ideal, com poucos e simples ingredientes obtém-se um doce carregado de sabor cuja particularidade é a crosta crocante que se forma durante o cozimento e que torna irresistível a torta tenerina de café! E se você é fã de tenerina, experimente nossa versão de abóbora ou a de framboesa!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 24 cm de diâmetro
Chocolate amargo 200 g
Açúcar 150 g
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 60 g
Café 30 ml
Ovos 3 - médias

Preparo

Para preparar a torta tenerina de café, comece preparando o café na moka: coloque a água fria, de preferência com baixo teor de calcário, dentro da caldeira até a válvula de segurança 1 (caso contrário você obterá um café mais longo). Encha o filtro com o café moído 2 e nivele a cada colher de café adicionada, batendo o filtro na mesa com movimentos firmes 3, até atingir a borda do filtro.

Não pressione com a colher, nem faça furos e aperte bem a cafeteira 4 (para evitar que o café vaze pelos lados enquanto sobe), então coloque-a em uma chama baixa e constante, para obter um café encorpado. À medida que o café sobe, formará uma espuminha densa 5; recomendamos não deixar o café borbulhar por muito tempo, para manter o aroma e a doçura intactos. Então desligue o fogo e seu café para usar na preparação está pronto: misture-o diretamente na moka com uma colher, para torná-lo mais homogêneo 6.

Agora cuide da massa: quebre o chocolate amargo 7 e coloque-o para derreter em banho-maria 8 até que fique cremoso e liso. Corte a manteiga fria em cubos e adicione-a 2 cubos por vez ao chocolate derretido ainda no fogo 9, tendo cuidado de absorvê-la bem antes de adicionar mais. Quando tiver dissolvido toda a manteiga, retire a panela do fogo e deixe a mistura esfriar.

Enquanto isso, quebre os ovos e coloque as gemas 10 para bater com metade do açúcar 11: bata bem com as batedeiras ou com uma batedeira planetária 12 até obter uma mistura clara e espumosa.

Sempre batendo, adicione a mistura de chocolate e manteiga à de gemas e açúcar 13. Adicione à mistura bem homogênea também o café 14. Peneire a farinha 15

e coloque-a na batedeira 16, incorpore bem todos os ingredientes: você deve obter uma massa homogênea e sem grumos. Em outra tigela coloque as claras 17, a outra metade do açúcar 18

e uma pitada de sal 19: bata até formar um creme branco compacto 20; depois, com uma colher de pau ou uma espátula, incorpore delicadamente as claras em neve com o açúcar à mistura de chocolate 21, mexendo de baixo para cima.

Forre uma forma de 24 cm de diâmetro com papel manteiga 22 (para realizar bem esta operação, consulte nossa escola de culinária Forrar uma forma com papel manteiga) e despeje a massa do bolo 23 de maneira uniforme. Asse em forno já pré-aquecido a 180° por 25-30 minutos, então desligue o forno e deixe o bolo esfriar com a porta do forno entreaberta. Uma vez frio 24, retire o bolo da forma (com muito cuidado para não quebrá-lo) e coloque-o em um prato de servir: sua torta tenerina de café está pronta!

Conservação

Conserve a torta tenerina de café sob uma cúpula de vidro, mesmo em temperatura ambiente, por no máximo 3-4 dias.

Conselho

Se você é um amante irreconhecível de chocolate, pode substituir a farinha por cacau em pó, adicionando também mais 2 colheres de açúcar (para contrastar o amargor do cacau). O toque final da torta tenerina de café é uma bela polvilhada de açúcar de confeiteiro ou cacau em pó!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.