Sopa de milho

/5

APRESENTAÇÃO

A sopa de milho é um prato principal saboroso e original, que explora a versatilidade do milho propondo uma nova maneira de saboreá-lo.
A sopa de milho é um prato que se prepara em poucos passos simples: basta preparar um refogado com cenouras em cubos e alho-poró em rodelas para formar uma base perfumada, adicionar milho fresco, debulhado diretamente das espigas e temperar com pimenta e óleo.
Uma vez alcançado o cozimento adequado, favorecido pela adição de caldo de legumes, tudo é batido para obter um creme denso e colorido. Para conferir um toque adicional de sabor, prepare deliciosos crostinis, que serão enriquecidos com uma pitada de páprica picante: sua crocância e sabor marcante contrastarão com a doçura do milho e do refogado e a consistência cremosa da sopa.
Com a sopa de milho, você abrirá almoços e jantares com classe, cor e sabor, trazendo à mesa uma releitura inédita deste ingrediente!

Experimente também estas deliciosas receitas com milho ou espigas:

  • Bolinhos de milho com chutney de tomate
  • Espigas fritas

INGREDIENTES

Espiga de milho pré-cozida 2 kg
Alhos-porós 140 g - limpos
Cenouras 120 g
Caldo de legumes 1 ½ l
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para os crostinis
Pão caseiro 4 fatias
Páprica picante 5 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a sopa de milho, comece debulhando as espigas pré-cozidas no vapor: posicione-as em uma tábua de corte e corte-as com uma faca ao longo do comprimento 1, caso contrário, você também pode debulhá-las com as mãos. Continue limpando e cortando os vegetais que comporão o refogado: descasque as cenouras com um descascador 2, depois corte-as em palitos finos e finalmente em cubos 3.

Em seguida, posicione o alho-poró em uma tábua de corte e elimine ambas as extremidades (4-5), depois corte-o em rodelas 6.

Transfira as cenouras em cubos 7 e o alho-poró em rodelas 8 para uma panela grande com bordas altas, regue com um fio de azeite extravirgem e refogue em fogo médio por alguns minutos 9.

Quando os vegetais do refogado estiverem bem dourados, adicione os grãos de milho 10 e deixe pegar sabor por 5-6 minutos em fogo baixo. Em seguida, sal e pimenta a gosto 11, adicione o caldo de legumes até cobrir a mistura 12 e deixe cozinhar por cerca de 35 minutos. Para descobrir como preparar o caldo de legumes da melhor forma, consulte a Escola de Culinária: Caldo de legumes.

Misture de vez em quando e quando a mistura estiver amolecida e tiver absorvido parte do caldo 13, introduza o mixer de imersão na panela 14 e bata até obter uma mistura densa e homogênea 15, adicionando mais caldo, se necessário. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos e finalmente desligue o fogo.

Entrementes, prepare os crostinis para acompanhar a sopa de milho: corte 4 fatias de pão de trigo duro e disponha-as em uma assadeira forrada com papel manteiga, depois despeje um fio de azeite extravirgem sobre cada fatia 16. Em seguida, sal a gosto e polvilhe cada fatia com páprica picante em pó 17. Uma vez temperadas as fatias de pão, asse em forno estático pré-aquecido a 250° por 5 minutos em modo grelha, até que fiquem ligeiramente tostadas e crocantes 18. Se usar forno ventilado, asse a 240° por 2 minutos e meio em modo grelha.

Depois desse tempo, retire do forno e deixe esfriar as fatias de pão sobre uma grelha, depois disponha-as em uma tábua de corte e divida-as ao meio ao longo do comprimento, formando palitos 19 ou então corte em cubos. Sirva a sopa de milho e acompanhe com os crostinis 20. Polvilhe tudo com uma pitada de pimenta e finalize com um fio de azeite 21: agora é só servir e saborear a sopa de milho com os crostinis bem quentes!

Conservação

Você pode conservar a sopa de milho por no máximo 2 dias na geladeira em um recipiente hermético ou bem coberta com filme plástico. A sopa de milho pode ser congelada.

Conselho

Maciez ou crocância, esse é o dilema. Se você está procurando um método para obter uma sopa ainda mais cremosa, adicione um pouco de creme de leite ou mascarpone durante a preparação; se ao contrário, quer aperfeiçoá-la com alguns pedaços mais sólidos, aposte nos cubos! O bacon é perfeito, mas também cortar os crostinis e espalhá-los na sopa pode ser uma boa ideia. Se não encontrar espigas pré-cozidas, não se preocupe e pegue aquela latinha de milho no fundo da despensa: chegou a hora de usá-la!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.