Cerejas em aguardente

/5

APRESENTAÇÃO

As cerejas são uma fruta paradisíaca, mas seu tempo, infelizmente, não dura muito. Esses pequenos frutos redondos brilham com sua cor vermelha intensa apenas de meados de maio até o final de julho e nós que as amamos tanto estamos sempre em busca de uma maneira de conservá-las! Desta vez, optamos por um dos métodos mais antigos de conservação: as cerejas em aguardente. Elas são preparadas em poucos minutos e se conservam por muito tempo; você poderá recorrer aos seus potinhos para usar as cerejas em aguardente como decoração de sobremesas cenográficas ou simplesmente para saboreá-las sozinhas... atenção, no entanto, uma leva à outra! Com o passar do tempo, as cerejas em aguardente absorverão o álcool, transferindo à aguardente sua típica cor rubi e... se tornarão ao mesmo tempo muito alcoólicas!

INGREDIENTES
Ingredientes para 3 potes de 250 ml
Cerejas 400 g
Açúcar 50 g
Grappa 500 g - cerca de

Preparo

Para preparar as cerejas em aguardente, comece pela sanitização dos potes, como indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde, mencionadas ao final da receita. Encha uma panela com água, adicione os potes e deixe-os ferver em fogo brando por cerca de 30 minutos 1. Em seguida, retire-os da água tomando cuidado para não se queimar e coloque-os de cabeça para baixo sobre um pano de cozinha 2. Deixe-os secar e, enquanto isso, cuide das cerejas: lave-as e corte a ponta do cabinho com uma tesoura 3.

Coloque as cerejas dentro dos potes 4, adicione o açúcar (serão cerca de 15 g para cada pote) 5 e cubra com a aguardente 6. Dependendo do tamanho das cerejas e dos potes que você escolher, pode sobrar aguardente.

Insira um peso de plástico em cada pote 7, pressione bem e feche os potes apertando bem, mas sem exagerar 8. Deixe-os macerar em um local fresco e seco por pelo menos 30 dias antes de saborear suas cerejas em aguardente 9!

Conservação

As cerejas em aguardente podem ser conservadas de 6 a 12 meses em um local fresco e seco.

Conselho

Aromatize as cerejas em aguardente com especiarias inteiras como paus de canela e cravos.

Para uma preparação correta das conservas alimentares

Para uma correta preparação das conservas caseiras, é necessário respeitar as diretrizes indicadas pelo Ministério da Saúde, disponíveis aqui: Diretrizes para a correta preparação de conservas alimentares no ambiente doméstico. Trata-se de uma lista de regras de higiene da cozinha, da pessoa e dos utensílios utilizados, bem como indicações sobre uma correta sanitização dos potes, tratamento dos ingredientes, pasteurização e conservação. Antes de preparar uma conserva (geléias, compotas, conservas, chutneys, conservas em óleo, conservas em vinagre, frutas em calda, geléias de frutas, marinadas, pesto) é bom ler atentamente as indicações disponíveis no link para evitar riscos à saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.