Fava dos mortos

/5

APRESENTAÇÃO

As favas dos mortos são pequenos e macios biscoitinhos típicos de várias regiões italianas, onde são preparados por ocasião das festividades de Todos os Santos: entre o dia 1 e 2 de novembro, a lenda diz que os mortos vêm visitar o mundo dos vivos, que para alegrá-los preparam esses docinhos, daí o nome.
Existem inúmeras receitas de favas dos mortos, mas o ingrediente principal é sempre a amêndoa: a versão que propomos é feita com amêndoas e pinhões finamente triturados, que são misturados com açúcar, ovos e farinha e aromatizados com canela, casca de limão e uma colher de sopa de grappa.
Assim como as receitas, há também muitas formas que esses biscoitos podem ter. Nós preferimos uma versão pequena e arredondada.
As favas dos mortos são biscoitos da tradição, simples, mas com um sabor único, ideais também para enriquecer um buffet temático de Halloween!

INGREDIENTES
Amêndoas peladas 300 g
Pinhões 50 g
Farinha tipo 00 150 g
Açúcar de confeiteiro 150 g
Casca de limão 1
Canela em pó 5 g
Ovos 1
Gemas 2
Grappa 15 ml

Preparação

Para preparar as favas dos mortos, comece triturando muito finamente no processador primeiro as amêndoas 1 (cuidado para não aquecê-las demais, caso contrário, liberarão óleo) e depois os pinhões 2. Em uma tigela, bata o ovo e as gemas com a grappa 3.

Em uma bancada enfarinhada, coloque a farinha 4, as amêndoas trituradas 4 e peneire o açúcar de confeiteiro 5. Junte também os pinhões reduzidos a farinha 6 e misture os ingredientes secos com as mãos, formando uma fonte no centro.

Por último, adicione a casca ralada de um limão não tratado 7 e a canela 8. Uma vez esgotados todos os ingredientes, despeje no centro da fonte os ovos batidos com a grappa 9 e

comece a amassar com as mãos 10 até obter uma massa compacta e modelável 11. Corte um pedaço de massa de cada vez e faça um rolinho com diâmetro de 1 cm, depois divida em pedaços também com 1 cm de largura 12.

Modele os pedaços com as mãos dando-lhes uma forma redonda 13 e continue assim até esgotar a massa. Coloque as bolinhas obtidas em uma assadeira forrada com papel manteiga 14 e asse a 180° por 15 minutos: elas devem ficar levemente douradas na superfície, mas não muito coloridas 15. Retire os biscoitinhos do forno e deixe esfriar: agora é só servir suas favas dos mortos aos seus convidados, até mesmo àqueles que não consegue ver!

Conservação

As favas dos mortos se conservam em uma lata ou sob uma cúpula de vidro por 4 dias.

Conselho

Em vez das amêndoas trituradas, você pode usar diretamente a farinha de amêndoas na mesma quantidade.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.