Giuggiulena

- Energía Kcal 106
- Carboidratos g 11.4
- dos quais açúcares g 9
- Proteína g 2.1
- Gorduras g 5.7
- das quais gorduras saturadas g 0.77
- Fibra g 0.1
- Sódio mg 2
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Rende: 24 pedaços
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de repouso
APRESENTAÇÃO
Quando chegam as festas natalinas, estamos sempre em busca do presente perfeito para dar aos nossos entes queridos. Todos os amantes do faça você mesmo já estarão organizando as deliciosas guloseimas para presentear, divididos em dois: aqueles que adoram colocar a mão na massa para fazer os muitos biscoitos da tradição e aqueles que se aventuram na preparação dos saborosos licores para conservar nas lindas garrafinhas compradas nas feirinhas. Este ano, no entanto, entre os seus presentinhos deliciosos, você poderá adicionar um bem tradicional: a giuggiulena! Trata-se de um doce típico da cozinha siciliana que também é familiar na cozinha calabresa. Dependendo da região, este doce tradicional à base de mel e gergelim é conhecido até mesmo por diferentes nomes, como giurgiulena, gigiolena ou ciciulena. Geralmente, são as avós mais pacientes e amorosas que ainda hoje preparam e transmitem aos filhos a receita da giuggiulena, mas nas feirinhas é possível comprar um pedacinho dessa delícia e fazer a alegria das crianças. Então, o que você está esperando? Ainda dá tempo de preparar a giuggiulena e colocá-la nos saquinhos, fechando-os com um belo laço. Um presente feito com o coração é sempre bem-vindo e, se por acaso for um doce, será certamente um doce pensamento!
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 24 unidades
- Sementes de gergelim 250 g
- Mel millefiori 200 g
- Açúcar 50
- Amêndoas 24
Preparação

Para a giuggiulena, prepare desde já tudo o que você precisa porque, após o cozimento, é indispensável trabalhar muito rapidamente. Portanto, comece untando uma superfície de mármore ou, alternativamente, uma folha de papel manteiga colocada sobre uma superfície resistente ao calor 1. Em seguida, encha um recipiente com água fresca e mantenha por perto uma espátula de metal ou uma lâmina lisa suficientemente longa. Neste ponto, você pode passar para a preparação. Em uma panela de aço (ou cobre), aqueça em fogo médio o mel com o açúcar 2 e mexa até que tudo se dissolva 3.

Quando a mistura estiver fluida e fervente 4, adicione as sementes de gergelim 5 e mexa com uma colher de pau por 4-5 minutos. Você deve mexer continuamente, tomando cuidado para não queimar no fundo e, principalmente, nas bordas 6.

Assim que a massa estiver homogênea, dourada e mais compacta, desligue o fogo e transfira imediatamente para a superfície untada 7. Tenha cuidado para não se queimar, use a espátula molhada para nivelar até obter uma placa retangular com cerca de 1 cm de espessura e alise cuidadosamente as bordas 8. Neste ponto, imagine dividir a placa em 24 quadrados de 3x3cm. No centro de cada um deles, coloque uma amêndoa 9.

Aproveite enquanto a mistura ainda está quente para cortá-la. Se necessário, você pode molhar a lâmina um pouco mais, mas não muito. Então, proceda fazendo linhas verticais 10 e depois horizontais 11. À medida que você avança, notará que a placa tende a se deformar nas bordas; não se preocupe, será suficiente alisá-las simplesmente cortando-as 12.

Por fim, transfira os quadradinhos para uma folha de papel manteiga oleada 13 e deixe descansar durante toda a noite em temperatura ambiente 14. No dia seguinte, sua giuggiulena estará pronta para ser consumida ou presenteada em saquinhos para alimentos 15.