Panforte
- Energía Kcal 600
- Carboidratos g 104
- dos quais açúcares g 88.8
- Proteína g 7.6
- Gorduras g 17.1
- das quais gorduras saturadas g 1.54
- Fibra g 7.2
- Sódio mg 16
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Porção: 8
- Custo: Alto
APRESENTAÇÃO
Existem alguns pratos que, à primeira vista, imediatamente fazem pensar no Natal, em particular os doces da tradição. Indispensável em uma cesta de presente que se preze, junto com Panettone e licores caseiros, o panforte é uma receita típica muito antiga de Siena, basta considerar que os primeiros testemunhos datam do ano Mil. Originalmente era mais como uma espécie de focaccia à base de mel e levava o nome de pan mielato. Somente depois foi adicionada a fruta que, devido ao calor, fermentava; por esse motivo o doce adquiria um sabor mais ácido e o nome foi transformado em panforte. Para evitar a fermentação das frutas frescas com o passar do tempo, os ingredientes mudaram e começou-se a prepará-lo apenas nos dias mais frios, tornando-se típico deste período. Atualmente, existem muitas variantes deste doce toscano, mas as mais famosas são a branca, que propomos hoje, e o panforte negro, também chamado de pan pepato. O que ambas as receitas têm em comum são amêndoas, frutas cristalizadas e especiarias, mas na segunda versão é obrigatório adicionar pimenta doce e melão cristalizado, o famoso "popone" em toscano. É claro que cada família tem sua receita e, assim como nós do GialloZafferano, escolhemos propor a nossa para um Natal cheio de aromas!
Experimente também estes doces natalinos regionais para um menu seguindo a tradição:
- Pampepato
- Pangiallo romano
- Pandolce genovese
Esta receita é uma proposta tradicional fácil e rápida para as festas, descubra aqui outras receitas em 30 minutos para o Natal!
INGREDIENTES
- Ingredientes para uma forma de 20 cm
- Amêndoas 260 g - não descascadas
- Cidra cristalizada 160 g - em cubos
- Laranja cristalizada 160 g - em cubos
- Açúcar 300 g
- Mel 150 g
- Farinha tipo 00 160 g
- Noz-moscada 0,4 g
- Cravos-da-índia moídos 0,4 g
- Coentro 0,4 g - em pó
- Canela em pó 2 g
- Açúcar de confeiteiro 10 g
- Hospedar 1 folha
- para polvilhar a superfície
- Açúcar de confeiteiro quanto baste
Preparação
Para preparar o panforte, como primeira coisa, coloque em uma panela o açúcar e o mel 1; depois misture 2 até derreter 3.
Neste ponto, transfira para uma tigela de vidro pyrex 4. Adicione tanto o cedro cristalizado 5 quanto a laranja cristalizada 6
e as amêndoas 7. Misture tudo 8, e então incorpore também a farinha 9
continuando a mexer com uma colher 10. Não se preocupe se a massa parecer muito densa, é normal. Neste ponto, adicione a pitada de canela 11, os cravos-da-índia moídos finamente 12, o coentro
e a noz-moscada em pó 13. Misture tudo novamente, à mão se for mais confortável, para integrar bem os ingredientes 14; será necessário trabalhar a mistura de forma bastante enérgica. Neste ponto, unte uma forma de fundo removível com diâmetro de 20 cm 15
e coloque a folha de hóstia no fundo 16. Em seguida, corte uma tira de papel manteiga, com a espessura da forma e do mesmo comprimento da circunferência: utilize-a para revestir toda a circunferência da forma (17-18).
Despeje a mistura dentro da forma 19, depois mergulhe uma colher em uma tigelinha de água e com as costas nivele a superfície do doce, continuando a molhá-lo conforme necessário: ao molhar a colher, você não terá problemas para pressionar a superfície do doce para distribuir a massa uniformemente sobre toda a assadeira (20-21).
Polvilhe o panforte com cerca de 10 g de açúcar de confeiteiro (22-23), deve ficar perfeitamente coberto. Asse em forno estático pré-aquecido a 220° por cerca de 10 minutos. Após este tempo, retire o panforte do forno 24 e deixe esfriar apenas por alguns minutos; não deve estar frio, pois caso contrário você não conseguirá desenformá-lo.
Depois disso, desenforme o panforte 25, retire o papel manteiga e polvilhe novamente com açúcar de confeiteiro 26, antes de servir 27.