Lasanha de abóbora com creme de cogumelos e scamorza

/5

APRESENTAÇÃO

As lasanhas sempre foram um grande clássico muito apreciado por adultos e crianças: toda vez que aparecem na nossa mesa, desaparecem rapidamente! Nesta receita, propomos uma deliciosa variação das lasanhas de cogumelos em que a tradicional massa de ovo é substituída por suaves fatias de abóbora, aromatizadas com tomilho e alecrim. As camadas são então enriquecidas com um suave creme de cogumelos champignon e fatias de scamorza derretida, para uma sedutora mistura de sabores da estação totalmente vegetariana. Em um único prato, você saboreará toda a bondade e o aroma dos típicos sabores de outono: coloquem os aventais e deixem-se conquistar pela lasanha de abóbora com creme de cogumelos e scamorza!

INGREDIENTES
Abóbora 500 g - (já limpa)
Cogumelos champignon 350 g
Tomilho 5 raminhos
Alecrim 5 raminhos
Creme de leite fresco líquido 150 g
Scamorza (provolone) 400 g - doce
Azeite virgem extra 30 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - (para ralar)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a lasanha de abóbora com creme de cogumelos e scamorza, descasque a abóbora 1, corte-a em 4 partes e limpe os filamentos e sementes internos. Corte-a em cubos de 10 g 2 e o restante em fatias com 1 cm de espessura, usando uma mandolina 3.

Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as fatias e os cubos de abóbora 4, regando com um fio de azeite 5. Tempere com alecrim e tomilho, guardando 2 raminhos de cada (você usará depois), e ajuste o sal 6 e a pimenta a seu gosto; asse em forno ventilado a 190° por 12 minutos (ou a 210° por cerca de 20 minutos se em forno estático).

Quando as fatias de abóbora estiverem bem douradas 7, retire do forno e deixe esfriar um pouco. Em seguida, proceda com a limpeza dos cogumelos: com uma faca afiada de lâmina lisa, comece a eliminar a parte suja do caule, raspando com cuidado até eliminar qualquer traço de terra 8. Se os cogumelos estiverem relativamente limpos, elimine os poucos resíduos de terra com um pincel ou com um pano de algodão 9 (se ainda estiverem muito sujos, passe-os rapidamente sob um jato de água corrente fria).

Após a limpeza, corte os cogumelos inteiros longitudinalmente 10. Em uma frigideira antiaderente, doure o alho com casca com um fio de azeite e um ramo de alecrim 11, o tempo necessário para aromatizar o azeite. Remova o alecrim com uma pinça de cozinha 12 e

adicione os cogumelos fatiados 13, ajustando o sal 14 e a pimenta. Adicione também algumas folhinhas de tomilho que você reservou para aromatizar 15.

Elimine o alho 16 e, por último, adicione o creme de leite 17, cozinhando em fogo alto por 5 minutos e mexendo de vez em quando com uma colher de pau ou uma espátula. Quando os cogumelos estiverem prontos, transfira tudo para uma tigela e use um mixer de imersão para bater 18

até obter um creme denso e homogêneo 19. Agora você pode montar sua lasanha: pegue uma assadeira de 26x20 cm e distribua no fundo as fatias de abóbora (sem os raminhos de alecrim e tomilho) 20. Corte 20 g de scamorza em cubos e o restante em fatias 21.

Cubra com as fatias de scamorza 22 e o creme de cogumelos, depois polvilhe com o queijo ralado 23. Continue com o mesmo recheio até criar 3 camadas e termine com uma camada de abóbora em cubos 24 e

com a scamorza em cubos 25. Por fim, adicione o Parmesão ralado, algumas folhinhas de tomilho e um fio de azeite 26. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 12 minutos (ou a 160° por 8-10 minutos se em forno ventilado), depois grelhe por 4 minutos. Ao final do cozimento, desenforme a lasanha de abóbora com creme de cogumelos e scamorza 27 e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Conservação

Você pode conservar a lasanha de abóbora com creme de cogumelos e scamorza por até 2 dias na geladeira coberta com filme plástico ou em um recipiente hermético. Você pode congelá-la cozida apenas se usou ingredientes frescos.

Conselho

Quer dar um toque mais intenso e saboroso à sua deliciosa lasanha? Simples! Basta usar scamorza defumada em vez da doce ou usar cogumelos porcini no lugar dos champignons!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.