Spaghetti com pesto alla trapanese

/5

APRESENTAÇÃO

Os spaghetti com o pesto à trapanese são um prato principal muito saboroso temperado com um pesto que faz parte da tradição gastronômica siciliana: o pesto à trapanese.
Este pesto é uma variação do pesto clássico genovês, que inclui a adição de tomates e amêndoas, produtos típicos do território e muito genuínos.
O pesto à trapanese é uma receita antiga que tem origem no porto de Trapani, onde no passado os navios genoveses vindos do Oriente faziam escala e apresentaram o pesto ligure aos trapaneses. Do encontro dessas duas culturas culinárias nasceu esta preparação.
Os trapaneses modificaram a receita do pesto, adicionando os ingredientes típicos de sua terra. Assim, está explicada a adição das amêndoas e dos tomates frescos.
Na Sicília, é comum temperar com este pesto as busiate, uma típica massa siciliana em forma de hélice. Nesta receita, propomos a combinação com os eternos spaghetti.
Os spaghetti com o pesto à trapanese são uma ideia perfeita para seus menus de verão: escolha ingredientes frescos e da estação e o sucesso será garantido!

Experimente também a massa com pesto à trapanese, berinjelas grelhadas e tomates confit, uma variante deliciosa! 

INGREDIENTES

Espaguete 320 g
para o pesto à trapanese
Tomates 250 g - maduros
Manjericão 50 g
Amêndoas 50 g
Azeite virgem extra 2 colheres
Queijo pecorino 1 colher - ralado
Alho vermelho 1 dente
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os spaghetti com o pesto à trapanese, siga a receita do Pesto alla trapanese. Primeiro, prepare os tomates pelados: coloque no fogo uma panela cheia de água. Lave os tomates e faça um corte em cruz na extremidade de cada um. Quando a água começar a ferver, escalde os tomates por 2-3 minutos 1, depois descasque os tomates 2 e corte-os em cubos. Em seguida, pele as amêndoas: escalde-as por alguns minutos em água fervente, escorra e depois basta aplicar uma leve pressão com os dedos para remover a casca 3.

Coloque em um mixer, ou melhor, em um pilão, os tomates pelados, o maço de manjericão lavado e seco, as amêndoas 4, um dente de alho e bata tudo por alguns minutos. Adicione o queijo pecorino ralado 5 e transfira a mistura para uma tigela. Ajuste o sal e a pimenta, adicione algumas colheres de sopa de azeite 6, misture bem tudo e transfira o pesto para uma tigela grande onde você temperará os spaghetti. Se estiver muito seco, adicione mais azeite.

Agora cuide da massa: coloque no fogo uma panela de fundo alto adequada para cozinhar os spaghetti, uma vez que a água estiver fervendo 7, adicione os spaghetti 8. Cozinhe a massa al dente e depois escorra-os 9.

Adicione-os ao pesto à trapanese 10, misture para amalgamar bem o molho, tempere com um fio de azeite 11 e sirva seus spaghetti com o pesto à trapanese, decorados a gosto com folhas de manjericão fresco 12.

Conservação

Guarde os spaghetti com o pesto à trapanese em um recipiente hermético na geladeira por no máximo 2 dias. Alternativamente, você pode congelar apenas o pesto para então descongelá-lo na geladeira quando necessário.

Conselho

Formato de massa rigorosamente longo com o pesto à trapanese! Em Trapani, usam-se as busiate, um formato de massa típico. Em alternativa, procure nas profundezas de sua despensa e, na falta de spaghetti, use linguine ou tagliatelle: uma maravilha!

Se você ama os pratos principais sicilianos, não perca o spaghetti alla Turiddu, simples e super apetitosos.

Curiosidade

Em dialeto siciliano, este pesto é chamado de “agghiata trapanisa” ou seja, agliata trapanese, pois na receita é previsto o alho vermelho, uma qualidade de alho difundida na Sicília que tem como característica as túnicas dos bulbos de cor vermelho púrpura, sendo particularmente conhecido o alho de Nubia, cultivado no território de Trapani.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.