Pesto alla trapanese

/5

APRESENTAÇÃO

O pesto alla trapanese é uma receita típica siciliana. Este pesto é uma receita antiga que tem origem nos portos de Trapani.
Em Trapani, os navios genoveses provenientes do Oriente paravam e os marinheiros genoveses apresentaram o pesto aos sicilianos.
Os habitantes de Trapani modificaram a receita do pesto alla Genovese adicionando os ingredientes típicos de seu território: amêndoas e tomates. Assim, explica-se esta variante, muito fácil e saborosa de ser feita totalmente crua. O pesto alla trapanese combina bem com todos os tipos de massas quentes ou frias, em particular com o formato busiate. Tem um sabor delicado e muito aromático.
Descubra como é fácil prepará-lo e muitas outras receitas deliciosas de pesto:

  • Pesto alla siciliana
  • Pesto sem alho
  • Pesto de menta
INGREDIENTES
Tomates Pizzutelli 250 g - maduros
Amêndoas 70 g
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Alho vermelho 1 dente
Queijo pecorino 1 colher - (siciliano, para ralar)

Preparação

Para preparar o pesto alla trapanese, você pode colocar as amêndoas descascadas no mixer 1 para triturá-las finamente 2. Em seguida, adicione os tomates cortados em pedaços grandes, manjericão e uma pitada de sal 3, um dente de alho inteiro sem a casca e continue a triturar por mais alguns instantes.

Deixe a consistência bem grossa. Quando se tornar uma mistura homogênea 4, transfira para uma tigela, adicione o Pecorino ralado 5 e o azeite 6.

Misture 7, de forma a criar uma mistura homogênea 8. O seu pesto trapanese está pronto para ser utilizado para temperar a massa 9.

Conservação

Você pode conservar o pesto por 2 dias na geladeira, em um recipiente fechado hermeticamente. Pode mudar ligeiramente de cor ao oxidar.

Recomenda-se, para uma melhor e mais longa conservação, congelar o pesto em pequenos potes.

Dica

O pesto alla trapanese deve ser preparado, como todos os pestos, tradicionalmente no pilão: mesmo o mixer como fizemos será adequado, tentando trabalhar os ingredientes várias vezes para que as lâminas não aqueçam excessivamente os ingredientes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.