Brasato ao Barolo

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 2 h 50 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Alto
- Notas + o tempo de marinada da carne (8-12 h)
APRESENTAÇÃO
Típico da culinária piemontesa, o brasato ao Barolo é um segundo prato rico e de sabor intenso, perfeito para ocasiões especiais. O segredo da preparação está na longa marinada enriquecida com legumes, especiarias e ervas aromáticas, durante a qual este renomado vinho tinto da região penetra nas fibras da carne de boi conferindo-lhe um sabor único e aromático. A lenta cocção, então, lhe garantirá uma textura incrivelmente macia e suculenta, complementada pelo molho denso e envolvente que é feito batendo o fundo de cozimento. Dessa forma, as fatias de carne se desfarão na boca proporcionando ao paladar uma harmonia de sabores. Fácil de preparar, mas de grande efeito, o brasato ao Barolo é perfeito para servir com polenta ou um purê de batatas, a combinação ideal para um clássico da nossa tradição.
Não perca também essas deliciosas receitas de brasato:
- Brasato ao buttafuoco
- Brasato com abóbora
- Brasato com cogumelos e vinho tinto
Se estiver procurando outras receitas piemontesas, experimente também:
- Vitelo tonnato
- Ravioli del plin
- Bollito misto à piemontesa
- Bonet
INGREDIENTES
- Chapéu de padre 1 kg
- Extrato de tomate 1 colher
- Manteiga 10 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Alecrim quanto baste
- Sal quanto baste
- Para a marinada
- Barolo 750 ml
- Cenouras 1
- Aipo 1 talo
- Cebolas douradas 1
- Alho 1 dente
- Alecrim quanto baste
- Sálvia quanto baste
- Cravos-da-índia quanto baste
- Canela em pau quanto baste
- Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Preparo

Para preparar o brasato ao barolo, primeiro limpe e corte em pedaços a cenoura 1, o salsão 2 e a cebola 3.

Feche a canela em pau e os cravos-da-índia 4 em uma gaze 5. Prepare um maço aromático amarrando juntos alecrim e sálvia 6.

Depois de limpar o pedaço de carne, coloque-o em uma tigela grande junto com os legumes 7, o alho 8 e a pimenta em grãos 9.

Adicione também a gaze com as especiarias e o maço aromático 11. Cubra com o vinho tinto 12, feche com filme plástico e deixe marinar por 8-12 horas na geladeira 13.

Decorrido o tempo da marinada, coe o líquido da marinada 13 e reserve junto com os legumes. Seque a carne com papel absorvente 14. Derreta a manteiga em uma panela, depois coloque a carne 15.

Salpique sal 16 e doure a carne de todos os lados, por um total de 4-5 minutos 17. Agora retire a carne da panela e adicione os legumes 18.

Regue com um fio de óleo 19 e refogue por cerca de 3 minutos, depois junte a carne 20 e o líquido da marinada 21.

Adicione o extrato de tomate 22, misture e cubra com a tampa 23. Leve para ferver e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas e 20 minutos, virando a carne na metade do tempo. Quando estiver cozida, retire a carne da panela 24, depois elimine as especiarias e as ervas aromáticas.

Com o fogo apagado, bata o fundo de cozimento com um mixer de imersão 25, depois aumente o fogo e deixe reduzir pela metade, sem tampa. Você está pronto para servir: corte o brasato em fatias de cerca de 1 cm de espessura 26, depois coloque-o em um prato de servir e regue a superfície com o molho obtido do fundo de cozimento 27.

Finalize com alecrim 28 e uma pitada de pimenta 29. Seu brasato ao barolo está pronto para ser servido 30!