Abobrinha em carpione

/5

APRESENTAÇÃO

Existe um método de conservação bastante antigo, que ao longo do tempo se tornou uma forma de saborear não apenas peixe e carne, mas também vegetais: o método em carpione. Deriva precisamente do peixe de lago Carpione que era tratado e conservado com uma marinada de vinho e vinagre, depois estendida a vários alimentos fritos. Depois de deliciá-los com algumas receitas em carpione, hoje nos inspiramos nas famosas abobrinhas a scapece napolitanas para propor uma variação que tem como protagonista o vegetal da primavera e do verão por excelência: as abobrinhas em carpione! Palitos de abobrinha fritos, como manda a prática tradicional do carpione, aromatizados com uma marinada enriquecida com folhas de sálvia. O resultado irá conquistá-lo: um prato fresco, aromático, com o sabor tipicamente ácido que distingue as abobrinhas em carpione e que tornará este prato perfeito para seus menus de verão, para ser servido tanto como aperitivo quanto como acompanhamento. Se você é amante desses vegetais, venha descobrir muitas outras receitas deliciosas com abobrinhas!

INGREDIENTES

Abobrinhas 400 g
Sal fino 20 g
Vinagre de vinho branco 75 g
Vinho branco 200 g
Alho 3 dentes
Sálvia 6 folhas
Azeite virgem extra 15 g
para fritar
Óleo de amendoim 500 g

Preparação

Para preparar as abobrinhas em carpione, lave e corte as extremidades das abobrinhas 1, depois corte-as ao meio no sentido do comprimento 2, então divida novamente ao meio no lado longo 3

E de cada porção corte 3 palitos do mesmo tamanho 4. Transfira os palitos de abobrinha para um escorredor, tendo o cuidado de colocar uma tigela por baixo, depois salgue 5 e deixe escorrer por cerca de 30 minutos, tempo necessário para perder a água de vegetação das abobrinhas. Enquanto isso, descasque e pique finamente os dentes de alho 6

Adicione também as folhas de sálvia e pique-as finamente 7 para obter uma mistura homogênea 8. Despeje o azeite de oliva em uma frigideira 9 e aqueça

e então despeje dentro a mistura de alho e sálvia 10, deixe tostar por alguns minutos, depois adicione um pouco de vinho retirado da dose total 11 (uma colher de sopa rasa será suficiente). Desligue o fogo, transfira a mistura para uma tigela e depois adicione a parte restante de vinho branco 12

e o vinagre de vinho branco 13; misture e reserve a marinada 14. Após os 30 minutos de escorrimento das abobrinhas, retire-as e enxágue-as sob água corrente 15.

Deixe então escorrer as abobrinhas em um escorredor por cerca de 10 minutos 16. Aqueça o óleo de amendoim para fritar em uma panela com bordas altas (o óleo não deve ultrapassar 170-180°C, a ser medido com um termômetro de cozinha). Uma vez que as abobrinhas estejam bem escorridas, frite algumas de cada vez 17: levará cerca de 4 minutos. À medida que as abobrinhas estiverem cozidas, escorra-as com uma escumadeira diretamente em uma pequena travessa com bordas altas de cerca de 10x15 cm 18.

Despeje sobre as abobrinhas a marinada que você preparou anteriormente 19, cubra a travessa com filme plástico para alimentos 20 e deixe as abobrinhas absorverem o sabor da marinada por pelo menos 12 horas na geladeira. Após o tempo de marinada, suas abobrinhas em carpione estarão prontas para serem servidas, cuidadosamente escorridas da marinada 21.

Conservação

As abobrinhas em carpione podem ser conservadas na geladeira, fechadas em um recipiente hermético (sempre imersas no carpione) por até uma semana.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Aromatize o carpione com o que você mais gostar: cebolas roxas para um sabor mais intenso ou hortelã para dar uma nota mais fresca. É preferível usar vinagre de vinho branco em vez de vermelho porque manterá mais viva a cor dos vegetais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.