Enguia ensopada (Capitão)

/5

APRESENTAÇÃO

A enguia ensopada (capitão) é um prato típico da tradição gastronômica napolitana, muito popular durante o período das festas de Natal até o Ano Novo.
Na verdade, a enguia não é consumida apenas em Nápoles, mas também em todo o sul da Itália, onde era, e ainda é, comida para afastar o mal.
Antigamente, acreditava-se que, devido à sua semelhança com a cobra, símbolo do demônio, e por sua forma que claramente remete à esfera sexual, comer o capitão era uma maneira de afastar o mal.
Comer a enguia significava, de fato, subjugar o mal e atrair um novo ano feliz e sereno.
Hoje em dia, o significado intrínseco deste prato se perdeu, mas a enguia ensopada continua sendo um prato clássico do jantar da véspera nas mesas napolitanas.
Preparar a enguia ensopada não é difícil, e ao mesmo tempo você terá na mesa um dos pratos mais típicos e originais da tradição natalina.

INGREDIENTES
Enguia 800 g
Tomates San Marzano 1 kg
Manjericão 1 raminho
Cebolas 2
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra ½ copo
Vinho branco 1 copo

Preparação

Primeiramente, limpe bem a enguia cortando a cabeça e a extremidade da cauda e removendo as vísceras.
Corte o capitão em pedaços de cerca de 5 centímetros, sem remover a pele, e pique os tomatinhos.
Cozinhe os tomates em uma panela, com apenas um pouco de azeite, um ramo de manjericão e uma pitada de sal, por cerca de 40 minutos, depois passe-os e reserve o molho.
Agora, aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e adicione as cebolas, finamente picadas, e um punhado de salsa, também picada.
Adicione agora os pedaços de enguia e deixe-os dourar por cerca de 5 minutos, depois de devidamente salgados e apimentados.
Regue o capitão com vinho branco e, uma vez evaporado, adicione o molho de tomate que você preparou anteriormente e cozinhe por 15 minutos em fogo moderado, mexendo de vez em quando.
Uma vez pronta, coloque sua enguia ensopada em uma travessa e sirva ainda quente.

Curiosidade

O que é o capitão?
Talvez poucos saibam que assim é chamada, nas regiões do sul, a grande enguia fêmea que atingiu o máximo do seu desenvolvimento e, portanto, de dimensões muito superiores às do macho.

Conselho

É fundamental lembrar que a enguia deve ser comprada ainda viva e ser morta apenas algumas horas antes do cozimento: a menos que você esteja em "modo assassino: ativado", você pode agendar a retirada na última hora e deixar o seu vendedor de peixes cuidar disso. :) Mas vamos à apresentação do prato. Antes de tudo, o prato de servir: uma ideia vencedora poderia ser colocar a enguia (e seu maravilhoso molho) sobre algumas fatias de pão caseiro torrado, inesquecível! Depois, o vinho: sem dúvida branco, encorpado e seco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.