Arrosticini

/5

APRESENTAÇÃO

Os arrosticini são um prato típico da cozinha abruzzese, apreciados tanto na Itália quanto no exterior; consistem em espetinhos de cerca de 25-30 cm de carne de ovino (carneiro ou ovelha), cortados em pequenos cubos de 1 cm de lado, e nascem da tradição pastoril da região.

O cozimento tradicional do arrosticini ocorre no “rustillire” (ou furnacella), uma grelha particular de pequenas dimensões onde os arrosticini podem ser virados e cozidos sem dificuldade. Geralmente, o cozimento na brasa não requer mais temperos, mas alguns gostam de perfumar os arrosticini com um raminho de alecrim embebido em óleo e pimenta, ou ocasionalmente polvilhar com pimenta calabresa triturada.
Na preparação caseira, não podendo dispor da brasa, que confere ao arrosticino o sabor característico, pode-se mariná-los brevemente em óleo e pimenta, adicionando, conforme o gosto, alecrim e limão. Se você é amante desses sabores rústicos, experimente também o carneiro ensopado, com um delicioso molho perfeito para molhar o pão!

 

INGREDIENTES
Ovelha 800 g - a polpa
Azeite virgem extra 30 g -
Alecrim 1 raminho
Sal fino 4 g

Preparo para 12 arrosticini de aproximadamente 67 g cada

Para preparar os arrosticini, comece pegando a carne. Com a ajuda de uma faca afiada, elimine as partes mais gordurosas da carne 1. Em seguida, corte a carne em tiras 2 e depois em cubos de 1 cm de espessura 3.

Obtendo os cubos de carne, espete-os nos espetinhos 4. Repita o procedimento para todos os arrosticini 5. Agora, aqueça bem uma grelha de ferro e unte-a levemente para virar facilmente os arrosticini durante o cozimento.
Então coloque os arrosticini na grelha quente 6.

O cozimento deve levar cerca de 1 minuto de cada lado 7. Cozinhe os arrosticini de ambos os lados até notar uma leve crosta. Salgue 8 e decore o prato com seus arrosticini com alecrim e tomatinhos. Seus arrosticini estão prontos para saborear 9!

Conservação

Os arrosticini são um prato que deve ser consumido imediatamente. Podem ser conservados na geladeira em recipiente hermético por no máximo 2 dias.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

Atenção para não cozinhar demais a carne, pois, ao perder muitos líquidos, pode ficar borrachuda. Durante o cozimento dos arrosticini, não mantenha o fogo muito alto, pois corre o risco de queimá-los ou deixá-los muito secos. A carne dos arrosticini deve conter uma porcentagem de gordura equivalente a ¼ (25%) do seu peso; isso serve para evitar que durante o cozimento fique muito seca e inevitavelmente dura.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.