Bacalhau agridoce à moda da Ligúria

/5

APRESENTAÇÃO

No Bel Paese, indistintamente entre norte e sul, o bacalhau é certamente um dos peixes mais utilizados, frequentemente dividido entre bacalhau e stoccafisso. Entender o motivo não é tão difícil: uma carne resistente, um sabor que se adapta a diversas preparações e também a várias formas de cozimento, como na receita do bacalhau assado. Basta pensar em alguns grandes clássicos que podemos encontrar na culinária da Campânia, como a travessa de bacalhau à napolitana ou na tradição vêneta, com o bacalhau à vicentina e o cremoso à veneziana. Mas hoje nos deslocamos para o Oeste para preparar o bacalhau agridoce à ligure. Este segundo prato é caracterizado pela preparação da calda agridoce, à base de vinho, vinagre, açúcar e sálvia, e é justamente graças a esses ingredientes e ao seu sabor doce e pungente que irá enriquecer o frito. Se você não conhecia o bacalhau agridoce à ligure, chegou o momento de prepará-lo: seu sabor vai te conquistar!

Experimente também o bacalhau frito com creme de abacate, para uma variante deliciosa e atraente!

INGREDIENTES
Bacalhau dessalgado 650 g
Açúcar 20 g
Alho 2 dentes
Sálvia 3 folhas
Vinagre de vinho branco 10 g
Vinho branco 100 g
Farinha tipo 00 30 g - para enfarinhar
Óleo de amendoim 500 g - para fritar

Preparo

Para preparar o bacalhau agridoce à ligure, pegue o bacalhau já dessalgado e sem pele (se usar bacalhau salgado, serão necessários pelo menos 3 dias de molho como indicado na escola de culinária: como dessalgar o bacalhau): comece dividindo o filé em pedaços 1, uma vez cortado você também poderá retirar todas as espinhas presentes com uma pinça de cozinha 2. Quando tiver terminado, enfarinhe todos os pedaços agitando-os com delicadeza, assim você eliminará o excesso de farinha 3.

Enquanto isso, despeje bastante óleo de semente em uma panela de bordas altas 4 e quando estiver bem quente, cozinhe alguns pedaços por vez, por 4-6 minutos, também dependendo da espessura, a uma temperatura entre 180° e 190° 5, até que fiquem bem dourados. À medida que fritar os pedaços de bacalhau, escorra-os em papel absorvente 6.

Prepare o molho: descasque e fatie finamente os dentes de alho: alguns milímetros serão suficientes 7 e depois corte as folhas de sálvia em tiras 8. Em uma panela, despeje o vinho branco e adicione as fatias de alho 9,

o vinagre 10 e, por fim, o açúcar e a sálvia 11, acenda o fogo baixo e deixe o composto aquecer bem até que o açúcar se dissolva 12.

Assim que a calda estiver fervendo, adicione os pedaços de bacalhau frito 13 e cozinhe por mais 5 minutos, virando-os de vez em quando para que absorvam bem o sabor 14. Quando estiverem prontos, coloque os seus pedaços de bacalhau agridoce à ligure no prato e sirva bem quente 15!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o bacalhau agridoce à ligure; se quiser, pode preparar o bacalhau frito com antecedência e depois adicioná-lo à calda agridoce na hora de servir. Pode-se conservar na geladeira cobrindo com filme plástico, mas nesse caso seria melhor não passar novamente o bacalhau na calda.

Não se recomenda congelar.

Dica

Você pode personalizar seu bacalhau agridoce à ligure usando os ingredientes que preferir, entre pinhões, passas, alcaparras e até mesmo azeitonas: mas a escolha é sua se usar as pretas ou verdes!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.